• A falta de ferro e a anemia

    A anemia é produzida pela da falta de ferro.

    O ferro é uma dos sais minerais fundamentais para todo bom funcionamento do organismo. O ferro desempenha um papel fundamental na formação da hemoglobina contida nos glóbulos vermelhos do sangue; na formação da mioglobina dos músculos; e em numerosas enzimas indispensáveis para o correto funcionamento do organismo.
    falta de ferro
    O ferro se apresenta em pequenas quantidades, dentro de nosso corpo. Uma parte deste ferro se elimina a cada dia. Para manter uma quantidade suficiente de ferro, se deve substituir a perda com outros aportes alimentícios. Se os aportes são insuficientes, com relação às perdas, se produz um desequilíbrio de falta de ferro que pode ter conseqüências graves para a saúde.

    A carência de ferro se traduz em anemia, acompanhada de uma redução da capacidade física e intelectual; de uma diminuição da resistência às infecções; e, durante a gravidez, um risco real que o bebê nasça com peso baixo, com as conseqüências que isto pode acarretar na sua sobrevivência.

    Existem diferentes graus de carência de ferro. A mais visível é a anemia, que pode aparecer em sintomas tão conhecidos como a palidez, ou a fadiga. No entanto, o diagnóstico de falta de ferro se realiza após uma análise de sangue. Além de medir a hemoglobina, se podem controlar as reservas de ferro no organismo através de outros indicadores que podem detectar esta carência moderada de ferro.

    O bom equilíbrio dos níveis de ferro depende do nível de necessidade de ferro que nosso organismo requer em cada etapa diferente da vida:

    * As crianças e adolescentes, pelo fato de seu rápido crescimento;
    * As mulheres, da puberdade à menopausa, pelo fato das perdas suplementarias de ferro durante a menstruação;
    * As mulheres grávida, por causa das necessidades do feto e das transformações do organismo durante a gestação.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>