Alimentos que podem salvar o seu coração

Pelo menos três vezes por dia, cada pessoa tem a oportunidade de abaixar seu colesterol, pressão arterial e, finalmente, reduzir o risco de doença cardíaca.

É que ao longo dos anos, a definição do que viria a significar “alimentação saudável” para o coração sofreu algumas alterações, sobretudo porque, como indicado Melissa Ohlson, Coordenadora de Nutrição Cardiologia Preventiva na Clínica Cleveland, não só necessárias para reduzir o nosso consumo diário de gordura saturada, como alguns riscos adicionais, tais como inflamação ou hipertensão pode agravar o problema.dieta saudavel

Então foi feita uma interessante lista de alimentos que por si só, pode nos ajudar a proteger o nosso coração e salvá-lo de todos os ângulos possíveis.

* As ervas frescas como substituto do sal
As ervas frescas podem ajudar a substituir o sal na nossa alimentação (que, aliás, cerca de 2400 mg. de sódio por colher de sopa), e que nos ajudará a controlar a nossa pressão arterial.
Seria uma boa escolha para optar pela salsa, sálvia.Como sabemos, as ervas são ricos em antioxidantes que protegem nossas células.
* Azeite extra virgem
Como sabemos, azeite extra-virgem é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol LDL quando substituem as gorduras saturadas na nossa alimentação.
Em alguns estudos, para cada 1% que a redução do consumo de gordura saturada (como carnes gordurosas, queijo ou manteiga), podemos reduzir o nosso nível de LDL em 2%.
Outra boa opção seria incluir na nossa dieta, comer frutas ou abacate.
* Amêndoas para manter o colesterol sob controle
Em uma pesquisa realizada há alguns anos, demonstraram que, quando nós comemos as Amêndoas, que ajuda a reduzir o colesterol LDL significativamente.
* Cenouras, cortar o risco de diabetes
Um estudo realizado na Universidade de Harvard, mostrou que o consumo de cenoura reduziu o risco de diabetes em mulheres em 27%.
Embora os investigadores sabiam muito bem porque se acredita que isso foi devido à elevada conteúdo antioxidantes que têm estes vegetais.

Leia também os artigos Relacionados

  • Dicas para cuidar do coração
  • Como cuidar do coração
  • Os perigos para o coração
  • Alimentos baixos em gorduras
  • O que são os alimentos germinados
  • Deixe o seu Comentário