Como cuidar dos ossos

Sabemos que um dos males da terceira idade é a osteoporose, no entanto nunca é muito tarde para começar a se cuidar. Aqui falamos de como cuidar ossos.

O primeiro que tem que saber é que o cálcio e a vitamina D são a base dos ossos. De modo que há que consumir diariamente alimentos que os contenham, como o leite, o iogurte ou os queijos. De outra parte, a vitamina D obtém-se do sol e dos pescados. Evita o fumo e as bebidas alcoólicas.

O exercício regular é fundamental para manter os ossos fortes. Por isso cria uma rotina na que ao menos três vezes por semana, durante meia hora, exercites ossos e músculos.

A partir da menopausa, acelera-se a perda óssea e é fundamental assegurar o consumo de cálcio e vitamina D.
As pessoas com intolerância à lactose ou vegetarianos, devem consultar a um nutricionista porque podem ter mais riscos de sofrer esta doença, se não incorporam a sua dieta alimentos complementares.
Osteoporose
Usa calçado amplo e cômodo. Recorda que o pé assume todo o peso do corpo, e entre menos apoio tenha maior será o peso que se concentrará em uma pequena superfície. Isto pode acarretar danos na estrutura óssea do corpo.

Como é difícil detectar um problema nos ossos enquanto não tenha uma fratura, o ideal é fazer consultas freqüentes ao especialista.

A consulta precoce ao médico e os controles periódicos são fundamentais, sobretudo se existem antecedentes familiares de osteoporose e outras doenças aos ossos.

Leia também os artigos Relacionados

  • SEGURO OSSOS PROTEGIDOS ITAÚ
  • Conselho para ossos fortes
  • Benefícios da Vitamina D
  • Sintomas da artrose
  • Aproveitando melhor os laticínios
  • Comentários

    Um Comentário para “Como cuidar dos ossos”
    1. Isabelly disse:

      adoreei esses comentários ! muito bom agora eu sei como prevenir doenças !

    Deixe o seu Comentário