Curar as hemorróidas

As hemorroidas vêm a ser dilatações das veias dos diferentes plexos venosos da mucosa tanto do reto como do ânus.

Principalmente por esta questão em particular, se podem diferenciar entre as hemorróidas internas (aquelas nas quais se encontram afetadas as do plexo superior), ou hemorroidas externas (que são aquelas que estão situadas embaixo da união ânus-retal e tendem a estar cobertas por pele exterior).

No homem as hemorroidas tendem a ser muito mais comuns que nas mulheres, já que o sistema de drenagem carece de válvulas, e por isso a posição ereta deste aumenta a pressão no interior das veias hemorroidais, predispondo à doença hemorroidal.

Causas principais das hemorroidas

Entre algumas das causas das hemorroidas, ou que, maiormente predispõem a padecê-las distinguimos diferentes fatores hereditários, a aparição da prisão de ventre, a diarréia, a gravidez, ou estar sentado ou de pé durante muitíssimo momento.

Se, por exemplo, existem com frequência antecedentes familiares de hemorróidas trata-se de um fator que atua como fundo ou predisposição hereditária a padecê-las.

No entanto, a gravidez vem a ser a causa mais comum de hemorroidas nas mulheres jovens. Nestes casos, se acha que possa ser devido ao aumento da pressão exercida sobre as veias ilíacas pelo útero, o qual vai aumentando de tamanho.

Isto provoca uma elevação da pressão venosa no interior das veias hemorroidais média e inferior, que drenam o sangue às veias ilíacas interna. Isso sim devemos indicar que, depois da gravidez, as hemorroidas tendem a desaparecer.

Curar as hemorroidas

Para curar as hemorroidas é preciso adotar uma série de medidas gerais que, de alguma ou outra forma, ajudam não só a prevenir sua temida aparição, mas a eliminá-las.

Se deve adotar uma boa e correta higiene anal, evitando coçar as hemorroidas para prevenir as infecções, enquanto se deve corrigir a prisão de ventre com alimentos ricos em fibra, ou no seu caso corrigir a diarreia.

Não há maior dano que se lhe possa fazer ao ânus que o de fazer esforços ao defecar, à par que devem poupar-se as comidas muito apimentadas e o consumo de álcool.

Leia também os artigos Relacionados

  • Saiba o que é hemorroidas
  • A musicoterapia
  • Acupuntura eficaz no alívio da dor
  • Remédios caseiros para as hemorroidais
  • As águas minerais
  • Deixe o seu Comentário