Damascos: benefícios e propriedades do damasco

Categoria: Informações

Os damascos vêm a ser uma fruta excelente, que são originários das zonas temperadas da África e a Ásia, e que precisamente apesar de não ser muito sensível ao frio, necessita de climas temperados para ser cultivado.

Em nível histórico, se tem constância que o damasco existia já na China para o 3.000 a.C., enquanto os romanos (que também os consumiam) os introduziram na Europa através da Armênia.

Os damascos se consomem principalmente desde começos da primavera até finais de verão, por isso esta é uma época ideal para poder desfrutar desta maravilhosa fruta.damascos beneficios

Benefícios e propriedades dos damascos

O damasco é rico em vitaminas (provitamina A e vitamina C), e minerais (como o potássio, cálcio e magnésio), enquanto também destacam pelo seu conteúdo em betacaroteno e taninos.

No que se refere a seus benefícios e propriedades, é ideal nas crianças, já que ajuda no crescimento ósseo, nos tecidos e no próprio sistema nervoso destes.

Possui um grande poder laxante, por isso ajuda nos problemas de passagem intestinal, como é o caso da prisão de ventre (e inclusive tem a capacidade de desinflamar os intestinos), assim como nos problemas de retenção de líquidos ao ser diurético.

Também ajuda contra a hipertensão e a gota, ao mesmo tempo que previne problemas tanto cardiovasculares como degenerativos, protegendo a visão, a pele, o cabelo, os dentes e os ossos.

Atua sobre o sistema nervoso, não só no seu desenvolvimento, mas facilitando o impulso nervoso, e inclusive é uma fruta ideal para aquelas pessoas que sofrem stress.

É bom quando se produz uma redução de defesas, ao reforçar o sistema imunológico. Isso sim não podia esquecer-nos do poder dos betacarotenos e dos taninos, que ao ser uns potentes antioxidantes, ajudam a prevenir a aparição do câncer.

Leia também os artigos Relacionados

  • Betacaroteno, benefícios e propriedades para a saúde
  • Laranjas: benefícios e propriedades para a saúde
  • Figos secos: benefícios e propriedades
  • Benefícios e propriedades do pimentão: rico em vitamina C e betacaroteno
  • Vinho: benefícios e propriedades do vinho
  • Deixe o seu Comentário