Eliminar as rugas com botox

Categoria: Informações

Cada vez são mais as pessoas que recorrem a esta prática para eliminar as rugas. Saiba do que se trata e quais são seus benefícios e desvantagens.

Os anos não vêm sós, esta frase ilustra muito bem uma grande verdade já que os anos sempre vêm acompanhados de sabedoria e experiência mas, lamentavelmente, também de rugas.

Depois de completar os 30 anos de idade, a pele começa a perder elasticidade e firmeza. É por este motivo que começam a aparecer as tão temidas linhas de expressão. Para atenuá-las há muitas opções, uma das mais populares é o famoso botox. Apesar de ser uma excelente opção, é importante levar em conta que as aplicações de botox são um tratamento médico e como tal deve ser efetuado por profissionais.
O que é o botox

O botox é na verdade a marca comercial mais conhecida de uma proteína de origem biológico: toxina botulínica que atualmente se usa para efetuar tratamentos médicos para suavizar as rugas. Também se usa para fortalecer músculos fracos e ajudar a restaurar movimentos normais em crianças com paralisia cerebral.

Se trata de uma toxina elaborada por uma bactéria, não é possível intoxicar se já que as doses de toxina botulínica que se aplicam são muito baixas.

Como atua o botox

As rugas e as linhas de expressão aparecem pela contração exagerada dos músculos faciais. As aplicações de botox, servem para alcançar que estes músculos se relaxem e assim se alcança que estes sulcos se suavizem.

No entanto este efeito dura somente de 4 a 6 meses.

Riscos do botox

O maior perigo de realizar este tipo de tratamento é cair em mãos de um profissional ruim que não tem um corretamente treinado. Uma má aplicação de botox pode produzir a paralisia dos músculos equivocados, queda das pálpebras e cefaléias.

Apesar de que estes efeitos desaparecerão de 4 a 6 meses depois de realizar-se o tratamento, é importantíssimo checar que a pessoa que vá a encarregar-se de realizar a aplicação do botox seja um verdadeiro profissional da saúde treinado para fazê-lo. É preferível pagar mais que lamentar-se.

Em que consiste a aplicação de botox

Trata-se de um processo ambulatório, isto significa que não é necessário internar-se antes nem depois do tratamento. Não é necessária a anestesia, algumas vezes se coloca gelo em forma local., já que o processo não é doloroso. O botox é simplesmente injetado com agulhas estéreis muito finitas. Imediatamente depois que realizado este procedimento, o paciente pode continuar com sua vida normal, mas levando em conta que é conveniente não deitar-se durante 4 horas depois da aplicação e não esfregar as zonas envolvidas.

Muitos recomendam não consumir aspirinas, álcool ou vitamina E, um tempo antes de realizar as sessões. (espinafre, frutos secos e verduras em geral) para otimizar o efeito do tratamento.

Quando não realizar o tratamento

Aquelas pessoas que sofram doenças neuromusculares como a miastenia ou que recebam remedios como penicilamina ou anticoagulantes não devem realizar este tratamento. O mesmo acontece com grávidas ou mulheres que estejam dando de mamar.

Se estiver fazendo um tratamento com antibióticos, é necessário informar ao profissional.

Quem não estão no grupo antes mencionado podem estar tranqüilos já a toxina botulínica é um produto estável que não requer nem sequer provas de alergia.

Quanto dura o efeito

Os resultados do tratamento poderão ver-se em plenitude 72 horas depois de realizado o mesmo e seu efeito durará de 4 a 6 meses. Uma vez transcorrido esse lapso, as rugas se verão da mesma forma que o faziam antes de realizado o procedimento. Não haverá melhorias nem pioras de nenhum tipo.

As injeções de botox são uma opção muito efetiva para vencer as rugas que insistem em invadir e piorar formosos rostos sem ter de recorrer às cirurgias estéticas que sempre são mais invasivas e arriscadas. De todas as maneiras, é importante não ficar obcecado com esta prática já que o abuso no uso desta substância pode chegar a provocar habituação e com o tempo deixar de produzir o efeito desejado.

Por outro lado, a certa idade, um rosto com certas rugas é muitas vezes mais atrativa que uma que parece de porcelana e, portanto muito antinatural.

Leia também os artigos Relacionados

  • Como combater o envelhecimento da pele
  • Adeus as rugas
  • As berinjelas na cozinha
  • Eliminar o mau cheiro dos pés
  • Como eliminar a gordura no fígado
  • Deixe o seu Comentário