Hipertensão arterial

Ao bater o coração, bombeia sangue para as artérias e cria pressão nelas. Essa pressão consegue que o sangue circule por todo o corpo. Os valores de um adulto devem estar abaixo de 140/90 mmHg, mas se a pressão está acima destas cifras o indivíduo sofre de hipertensão arterial. Há que ter em conta que se trata de uma condição médica e não uma doença. No entanto, é importante preveni-la.

hipertensão
A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco de cardiopatias e uma das causas de insuficiência renal. Se um indivíduo tem a tensão arterial alta, isto faz o coração trabalhar com mais força, o que pode danificar os vasos sangüíneos. Esta condição médica afeta a mais de 20% dos adultos entre os 40 e 50 anos e 50% dos adultos maiores de 65 anos também sofrem de hipertensão.

Há muitos fatores que determinam se uma pessoa sofre ou não hipertensão arterial. Normalmente a genética influi, mas também os hábitos de vida. Na pessoa hipertensa costumam convergir certos fatores como antecedentes familiares ou sobrepeso. Também é perigoso sofrer diabetes ou ter altos níveis de colesterol. É fundamental detectá-la a tempo e controlá-la. As estatísticas asseguram que a maior parte dos hipertensos está perfeitamente controlada por seu médico.

Uma boa alimentação é um bom tratamento para frear a hipertensão arterial. Há de limitar o consumo de calorias e gorduras, comer alimentos ricos em potássio e cálcio, mas, sobretudo reduzir a ingestão de sal.

Leia também os artigos Relacionados

  • Uvas para a hipertensão arterial
  • Prevenção de doenças cardiovasculares
  • Os problemas mais comuns em idosos
  • Hábitos que podem aumentar a pressão arterial
  • INSCRIÇÃO HIPERTENSÃO 2011, HIPERTENSAO.GLOBO.COM
  • Deixe o seu Comentário