O que são os corticoides?

Categoria: Informações

Saiba o que é corticoides. Em princípio é bom saber que é considerado como uma das maiores descobertas da medicina farmacológica deste século, cujos alcances seguirão sendo modernos ainda no próximo. Estão reagrupados em uma classe de medicamentos, que tem como denominador comum e que sua origem vem de um hormônio descoberto nas glândulas supra-renais. Sua ação é anti-inflamatória e antialérgica.

A partir de sua administração no tratamento, as melhorias são imediatas. No entanto, a menção de seu nome, na maioria dos pacientes, geralmente gera desconfiança.
Na realidade, está comprovado, que sua utilização e dosagem em mãos de um bom especialista atuam como um verdadeiro medicamento salva vidas. Os corticoides repetem a ação química da cortisona humana.

As glândulas supra-renais localizadas de cada lado de nosso corpo e acima do rim, são as encarregadas de fabricar, entre outras substâncias, o hormônio chamado cortisona, que influi na assimilação de proteínas, glucídios (hidratos de carbono), lipídios (gorduras) e minerais. Desde 1941 conseguiu-se isolar substâncias corticosteroides do córtex supra-renal para utilizá-las na medicina.

corticóideÉ verdade que existem corticoides mais benefícios que outros. Os numerosos medicamentos derivados deles (prednisona, prednisolona, triancinolona, por exemplo) oferecem a possibilidade de escolha. Alguns têm menos efeitos secundários que outros ou são mais efetivos para certos casos. Se aparecerem efeitos secundários, estrias cutâneas, acne, insônia, edemas, moléstias hipertensivas, agravamento de úlceras estomacais, etc., é possível que o médico decida suspender o tratamento.

Uma das propriedades principais dos corticoides é frear determinadas reações imunitárias de luta contra uma infecção.

Aqueles pacientes cujas glândulas supra-renais não funcionam, devem ingerir doses fisiológicas de corticoides sintéticos para manter o equilíbrio hormonal do corpo. Mas, nem sempre se pode usar esta substância. As pessoas com descompensações cardíacas, doenças psíquicas, hipertensão, embolia, úlcera gastroduodenal, tuberculoses evolutiva e deficiência na nutrição, devem abster de seu uso.

É imprescindível recordar que o tratamento, em qualquer de suas formas: oral, injetável, pomadas a base de cortisona, sempre deve se realizar com a supervisão de um experiente profissional, já que os corticoides mal fornecidos podem gerar alterações do humor, psicopatias e nervosismo e conquanto os tratamentos antialérgicos e anti-inflamatórios a base de corticoides são curativos, seus efeitos são transitórios, não definitivos.

Uma vez suspendida a medicação, o processo patológico pode reaparecer. Também é necessário ter em conta que não se deve interromper o tratamento em forma abrupta, assim se evitarão fenômenos de recidivas (rebrotes).
O correto é diminuir paulatinamente a administração desta substância, para que não apareçam novamente os sintomas da doença curada.

Leia também os artigos Relacionados

  • Hidratação contra dermatite
  • O colesterol: causa e prevenção
  • Comentários

    2 Comentários para “O que são os corticoides?”
    1. Dyana Rocha disse:

      Olá sou Dyana Rocha estou com algumas duvidas….
      minha filha tem 2 anos e 7 meses esta tomando celestamine à 5 dias
      ela anda sem apetite não quer se alimentar normalmente, esta muito calma
      que no caso dela é bem hiperativa deve um derrame pleural à 3 meses então
      fico meia preocupada com ela as vezes tem um resfriado que é o normal ai
      descobri que esta com sinusite.
      No laudo médico de discreta sinusopatia bilateral ai passou a tomar celestamine
      será que da mesmo toda essa reação…

      Obrigado

      Dyana Rocha

    2. O intuito do nosso site é apenas informar.
      Recomendamos que leia a bula do remédio pois lá possui as INDICAÇÕES e CONTRA-INDICAÇÕES entre outros dados. Caso ache necessario procure um médico, pois ele poderá analisar e verificar melhor o possível problema.

    Deixe o seu Comentário