Tipos de leite

leite

O leite é um dos melhores alimentos que a natureza nos proporciona, seja de vaca, de cabra, de búfala, é um alimento rico em proteínas de boa qualidade, cálcio e vitaminas A e D, nutrientes essenciais para nosso organismo.

Podem-se classificar os tipos de leite em:

Leites fluídos: No leite higienizado e submetido a processos de pasteurização, e estandarização de matérias gorduras, de maior volume na indústria, e comercialização.
Leites modificados (desnatados): Estas modificações realizam-se ao mudar seu teor de gordura. Os desnatados devem ter uma percentagem de gordura maior ou igual a 0,3 % e menor que 3%. Estes valores devem estar nas etiquetas dos produtos para maior informação do consumidor. Também há parcialmente desnatados, que contém 1,5 % de teor gordura.
Leites em Pó: Os leites em pó, podem ser semi desnatados e desnatados, se estabilizam através de um processo técnico de pressão realizado por câmeras quentes, que desidratam os fluídos do leite a pó. Suas propriedades, mantém-se intactas, sendo exatamente iguais que os leites fluídos.
Leites condensados: Esta variedade costuma ser utilizada em receitas de doces, e não para o consumo cotidiano, tem um alto conteúdo de gordura e açúcar e espessa e baixo conteúdo de água, também se obtém através do leite fluído, adicionando, sacarose e glicose (açúcares), sua textura espessa se obtém mediante concentração a vácuo a temperaturas moderadas.
Leites fermentados ou cultivados: Estas variedades contêm modificações, de agregados de fermentação ou cultivos , tais como lactobacillus acidophilus, casei, bifidobacterium spp, streptococcus salivarius, que por sua atividade, contribuem a enriquecer o produto com a finalidade de proteger a flora intestinal e todo o organismo.
Leites sem lactose: Apesar de ser um dos melhores alimentos e o mais nutritivo, não todas as pessoas que podem consumir leite, porque padecem de intolerância à lactose, quem sofre desta intolerância, e carecem da enzima que metaboliza a lactose, consomem este tipo de leite sem lactose, felizmente graças aos avanços contamos com este produto nos mercados, que contribui com os mesmos nutrientes, importantes como o cálcio e as vitaminas igual que o resto das anteriormente listadas.
O leite é sumamente importante em nossa dieta diária, consumir, preferencialmente as de menor conteúdo em gorduras, não só nos ajudam a produzir sensação de saciedade mas também podem ser incorporados em iogurtes, manteigas, queijos etc, e contribuem com uma grande quantidade de cálcio, de excelente qualidade, indispensável, para manter nossos ossos e dentes, fortes.

Não esqueça de se consultar com seu nutricionista de confiança, quais são os valores diários que seu corpo necessita.

Leia também os artigos Relacionados

  • Leite, benefícios e propriedades para a nossa saúde
  • LEITE PARMALAT, WWW.PARMALAT.COM.BR
  • SHOW DE PRÊMIOS LEITE DÁLIA 2014
  • LEITE FAZENDA BELA VISTA RECEITAS, WWW.LEITEFAZENDA.COM.BR
  • As verdades do leite
  • Deixe o seu Comentário