Os benefícios das águas termais

É possível que os que buscam o segredo da eterna juventude encontrem nas águas termais um dos ingredientes para a fórmula. Milenárias e curativas, aqui apresentamos algumas de suas propriedades.

As águas termais são uma das terapias alternativas mais reconhecidas na atualidade, por sua evidente influência positiva na saúde das pessoas. Quando alguém entra em contato com estas águas, a temperatura é benéfica e os minerais são absorvidos pela pele.

Uma vez no organismo, os minerais são depositados no tecido celular subcutâneo e desde aí exercem sua ação ativando o metabolismo orgânico através do eixo hipotálamo supra-renal.

As águas termais, além de altas temperaturas possuem propriedades minerais, aumentam a temperatura do corpo, o que ajuda a eliminar germes e bactérias do corpo, ao mesmo tempo em que aumenta a pressão hidrostática do corpo, com o aumento da pressão sanguínea e a oxigenação.
aguas termais
Com este aumento da oxigenação que lhe chega a todas as células do corpo, se melhora o metabolismo e por tanto o funcionamento da digestão.

Além disso, os mergulhos constantes neste tipo de águas termais ( por períodos de um mês ou mais) podem ajudar a melhorar o desempenho das glândulas endócrinas, o sistema nervoso e o sistema imunológico.

Adicional ao anterior, as águas termais também podem curar a mente. Prevêem um estado de relaxação mental, produção de endorfinas e regulação das funções glandulares. Muitos destes efeitos devem-se ao consumo do corpo de minerais como dióxido de carbono, cálcio e magnésio.

Em caso de gravidez é melhor consultar ao médico antes de usá-las.

Leia também os artigos Relacionados

  • Benefícios de beber água para saúde
  • Benefícios e propriedades do pimentão: rico em vitamina C e betacaroteno
  • Manga: benefícios e propriedades da manga
  • Laranjas: benefícios e propriedades para a saúde
  • Benefícios da yoga para a saúde
  • Deixe o seu Comentário