Tipos de vitaminas

Categoria: Informações

Desde criança, sempre escutávamos aquilo de “come isso, que tem muitas vitaminas e vai te deixar grande e forte”. Diziam nossas mães e nossos avôs. As vitaminas são essenciais para nosso organismo, e por isso, vamos buscar os tipos de vitaminas que podemos encontrar nos alimentos.

As vitaminas podem-se classificar atendendo a diferentes fatores, como pode ser sua solubilidade na água ou sua forma de atuação, que por outro lado são as duas formas mais típicas de classificar. As vitaminas são compostos orgânicos e que têm uma função metabólica concreta em nosso organismo. A falta de vitaminas pode originar transtornos, patologias ou doenças que recebem o nome de avitaminoses.
vitaminas
Atendendo à solubilidade, encontramos com vitaminas hidrossolúveis (dissolvem-se em água) e vitaminas lipossolúveis (dissolvem-se em gordura).

As principais vitaminas hidrossolúveis são: Tiamina (B1), Riboflavina (B2), Niacina (ácido nicotínica-nicotinamida, que é a vitamina B3), Ácido pantatênico (B5), Piridoxina (B6), Biotina (B8 ou vitamina H), Ácido fólico (B9 ou folacina), Cianocobalamina (B12), Ácido ascórbico (vitamina C) e outras substâncias não essenciais. Esta classificação tem em conta sua forma de transporte no organismo, sua excreção e a maneira de armazenamento no organismo.

Quanto às principais vitaminas lipossolúveis, encontramos com as seguintes: Retinol (vitamina A), Ergocalciferol (D2), Escola-calciferol (D3), Tocoferol (vitamina E) e Vitamina K.

Por outro lado, podemos classificar as vitaminas em função de sua forma de atuação, devemos ter em conta que as vitaminas do grupo B atuam como coenzimas, e as vitaminas dos grupos C e E têm funções mais gerais. Por sua vez, a vitamina D podemos considerá-la como uma vitamina com funções hormonais.

Mas para classificar as vitaminas há que ter em conta o papel metabólico que têm a ingestão recomendada, as fontes alimentarias e os sintomas derivados de uma falta de vitaminas no organismo.

Leia também os artigos Relacionados

  • Vitaminas e minerais para melhorar a concentração
  • AS VITAMINAS
  • Arroz, um cereal necessário
  • DIFERENÇA ENTRE AS VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS E LIPOSSOLÚVEIS
  • Principais fontes de vitaminas
  • Deixe o seu Comentário