As cãibras: o que são e por que se produzem?

Categoria: Esportes

É bastante comum e frequente que as pessoas sofram cãibra durante a atividade física. Elas costumam ser muito dolorosas e capazes de interromper a atividade durante vários minutos. Mas apesar de ser tão comuns e frequentes, muito pouca gente sabe realmente o que é uma cãibra e como se produz.

As ãibras são contrações dolorosas e involuntárias dos músculos. Estas contrações podem ocorrer durante o exercício ou após ele.

caibraAs causas exatas das cãibras não estão claramente determinadas, mas existem numerosas teorias científicas que atribuem a cãibra a fatores como:

Desidratação
Fadiga muscular geral
Falta de elasticidade nos músculos
Perda de líquido corporal (sobretudo por excessiva transpiração)
Perda de sódio e/ou outros eletrólitos

O sódio é muito importante no corpo já que intervém ativamente na formação dos sinais elétricos dos nervos que produzem os movimentos musculares. Quando não há sódio o suficiente no organismo os músculos se voltam “irritados”, e então qualquer movimento intenso pode provocar uma contração incontrolável. É por isso que é fundamental manter uma dieta rica em sódio quando realizamos esportes.

Por último, o que devemos fazer quando aparece uma cãibra é alongar bem o músculo afetado até que recupere sua longitude inicia e esperar que o incomodo passe.

Leia também os artigos Relacionados

  • Doenças dos pés
  • Tipos de anemia, causas, sintomas e tratamento
  • Obesidade mórbida, um perigo!
  • Causa, tratamento e prevenção de cãibras
  • Tipos de dietas e alimentação vegetarianas
  • Deixe o seu Comentário