Benefícios de dormir bem: 10 razões

Dormir bem implica duas coisas: por um lado descansar as horas necessárias e por outro lado descansá-las bem. Não se trata de estar na cama 10 horas dando voltas, mas também não vale isso de dormir 4 horas e dizer que com isso já foi bastante. O que costuma acontecer é que o corpo se acostuma em períodos prolongados a descansar em pouco tempo. Conquanto é verdade que cada pessoa precisa um tempo diferente de descanso também é verdade que muita gente não descansa o que deveria. Então daremos dormindo10 razões para que preste mais atenção a seu descanso:
1. Estética. Dormir bem, a pele descansa e as células regeneram-se com mais facilidade.
2. Os olhos. A vista descansa de forma profunda e a rodopsina, um pigmento sensível à luz regenera-se, de maneira que os olhos se recuperam do esforço realizado durante o dia. Além disso, ajuda a eliminar as olheiras.
3. Respiração. Ao conciliar o sono se retarda e volta-se mais profunda, o que facilita a oxigenação das células.
4. Emagrece. Quando o corpo não descansa o suficiente apresenta uma tendência a acumular gorduras e é mais difícil as queimar. Um corpo descansado ajuda a manter o peso ou inclusive a perdê-lo já que quando dormimos pouco produzimos maior quantidade de hormônio grelina, que aumenta o apetite.
5. Anti-vírus. O sistema imunológico precisa descansar dormir pouco afeta tanto como o stress, o que eleva o risco de infecções.
6. Controla a hipertensão. Quando não se descansa o suficiente estamos em risco de um aumento de nossa pressão arterial e de doenças cardiovasculares pelo incremento de produção de cortisol, o hormônio causante do stress.
7. Coração. Durante o sono também se retarda a frequência cardíaca para que as células coronárias e os tecidos possam se consertar: é o momento em que nosso organismo liberta a melatonina e o hormônio do crescimento para desenvolver estas tarefas.
8. Controla a Diabetes. Dormir bem também ajuda a controlar a diabetes tipo2 já que aumenta os níveis de açúcar no sangue como consequência do mesmo cortisol.
9. Intelectual. O descanso é fundamental para melhorar nossa atividade intelectual. O cérebro precisa destas horas de desconexão para processar toda a informação acumulada durante o dia. Para estudar, por exemplo, o melhor é dormir bem em frente a quem passam a noite em vela repassando. Também ajuda a nossa emotividade, de maneira que libertamos emoções inconscientes que de outro modo ficariam reprimidas.
10. Coordenação física. Uma atividade psicomotora não pode se executar convenientemente se o cérebro não está descansado.

Leia também os artigos Relacionados

  • Quantas horas devemos dormir por dia?
  • Música para dormir :: Dormir com música relaxante
  • Alimentação para dormir bem
  • Dormir bem é vital para uma vida saudável
  • Quantas horas devo dormir por dia?
  • Deixe o seu Comentário