Cálcio: O cálcio na dieta. Benefícios do cálcio

Benefícios do cálcio. O cálcio é o mineral que temos muito no corpo humano. Não é por nada que os dentes e ossos têm a maior proporção de cálcio, com 99%. No entanto tecidos do corpo, sangue, neurônios e outros fluidos corporais ficam com o restante, cerca de 1%.

O cálcio está associados com o crescimento, manutenção do corpo humano, e, claro, ajuda a fortalecer ossos e dentes, mantendo forte e saudável.
calcio
Outro benefício do cálcio é que ele ajuda a coagulação do sangue, relaxamento e contração muscular, como a liberação de alguns hormônios, e também é essencial para um batimento cardíaco normal.

Muitos alimentos contêm cálcio, mas, principalmente, e sempre é associado com o cálcio do leite e produtos lácteos, como iogurte, queijo, manteiga.

Outros alimentos ricos em cálcio, são os vegetais como brócolis, couve, mostarda ou couve chinesa.

Também sardinha, salmão, mariscos, amêndoas e legumes são fontes de cálcio.

Se há uma certa falta de cálcio no organismo, as pessoas podem desenvolver uma condição que leva à osteoporose, hipertensão ou outros distúrbios.

Mas há outros que são intolerantes à lactose, ou seja, têm dificuldade em digerir o açúcar do leite e, portanto, têm desenvolvido vários produtos lácteos, que levam o cálcio que não podem ser fornecidas pelo leite ou são substituídas por outros, tais como leite de soja, amêndoa, que contém o cálcio necessário.

Leia também os artigos Relacionados

  • A importância do calcio na dieta
  • Benefícios e propriedades da Pera
  • Dicas para prevenir a osteoporose
  • As frutas do outono e inverno
  • Dicas para ter ossos fortes e saudáveis
  • Deixe o seu Comentário