Diferença entra açucar branco e açucar mascavo

O açúcar é uma importante fonte de calorias em nossa dieta diária. No entanto, muitas vezes não sabemos se diferenciar o açúcar branco e o açúcar mascavo. As diferenças entre ambos residem principalmente no processo de refinamento dos mesmos.

açucar
Para obter açúcar branco, ele é submetido a um processo de purificação mecânico por centrifugação, enquanto isto não é necessário para obter o açúcar escuro. Talvez a partir deste ponto possamos ter que explicar a tese que sustentam alguns que um é melhor que o outro. No entanto, não é sempre assim.

O açúcar de cana é cozido uma vez para obter o conhecido açúcar de primeira, isto é, o objetivo. Posteriormente, segue-se para cozinhar e vai tomando uma cor mais escura (açúcar mascavo), ele tem recebido um maior número de processos químicos e contém mais impurezas. Mas há que apontar que o verdadeiro açúcar mascavo se obtém sem refinar, nem processar, só cristalizado. Tem uma menor percentagem de sacarose se comparamo-lo com o objetivo.

Com freqüência vendem açúcar escuro, quando na realidade é branco mais acrescentado um extrato de melaço que lhe dá uma cor mais escura e um sabor peculiar. De modo que podemos dizer que as diferenças não são tanto como o que pensamos. Não é que um seja melhor e outro pior, devemos não abusar do açúcar em nenhum caso e seguir nosso gosto.

Leia também os artigos Relacionados

  • Açúcar mascavo e açúcar branco: qual engorda mais?
  • Tipos de açúcar: adoçante, sacarose e frutose
  • Quais são os benefícios do açúcar ?
  • AÇÚCAR UNIÃO, WWW.CIAUNIAO.COM.BR
  • PROMOÇÃO ANIVERSÁRIO PÃO DE AÇÚCAR 2012
  • Deixe o seu Comentário