Funções da pele

A pele é um órgão importante no nosso corpo. É constituída por três camadas distintas, que são a epiderme, derme e hipoderme.

A pele reuniu um conjunto de funções fundamentais para o nosso corpo, e podem ser resumidas basicamente em cinco.

Uma das funções da pele é o relacionamento. Como mencionado anteriormente, a pele é um órgão intermediário, através do qual recebemos estímulos externos: podemos sentir os efeitos do calor, dor, frio, entre em contato com outros materiais, pressão.
funções da pele
A proteção seria uma outra função da pele, bem como permitindo-nos relacionar com o exterior, também nos protege de ataques que podem vir de fora. Além disso, a pele é uma barreira física que impede agentes do reino animal vivo ou planta de penetração, e uma barreira química que impede a absorção de substâncias químicas.

A pele tem a função de homeostase. Ou seja, a pele é o maior órgão do corpo humano, responsável pela regulação da temperatura corporal. Nesse sentido, pode ser considerada como um indicador de temperatura, através da permeabilidade capilar, através do qual aumenta ou diminui a temperatura do corpo.

Função metabólica também está presente na pele. A vitamina D é sintetizada pelo metabolismo da pele para funcionar corretamente.

Por último, devemos dizer que a pele tem a função imunológica. Os queratinócitos e linfócitos no tecido cutâneo é responsável por proteger o corpo.

Leia também os artigos Relacionados

  • Como limpar a pele
  • Calos e calosidades no pé
  • Vantagens e benefícios de beber água
  • Como conseguir uma pele suave
  • Limpeza ultrasônica para eliminar as impurezas da pele
  • Deixe o seu Comentário