O que é rinite alérgica?

A rinite alérgica é uma doença frequente que afeta respiração e inclusive o sentido do olfato. Pode ser muito desagradável, mas controlam-se os alérgenos que a produzem e é possível amenizar os sintomas.

Trata-se de uma doença que afeta a mucosa nasal, quando está  em contato com o elemento causador da alergia. Produz espirros,  obstrução das fossas nasais e em muitos casos, perda do olfato.

Em alguns casos a rinite apresenta sintomas diários (rinite crônica) e em outros só se dá por temporadas (rinite estacional) . Os sintomas costumam ser espirros, secreção nasal aquosa, congestão nasal, vermelhidão no nariz e garganta.

riniteSe tiver sintomas de rinite alérgica, o médico determinará mediante exames especiais quais são os fatores desencadeantes. Após analisar os antecedentes e estabelecer padrões, os resultados dos exames ajudarão depois a orientar o curso do tratamento.

Após isto, o passo a seguir é eliminar do meio circundante os elementos provocadores da alergia. Em alguns casos, o médico pode receitar aerossóis antialérgicos, descongestionantes e outros medicamentos enfocados a diminuir os sintomas.

No caso de uma rinite crônica em que os sintomas não melhorem eliminando os causadores de alergias, podem considerar opções como a cirurgia, ou um tratamento chamado de imunoterapia ou vacinas antialérgicas, que consiste em receber injeções periodicamente em um prazo de três a cinco anos. Esta terapia ajuda a fortalecer o sistema imunológico e diminui a necessidade de medicamentos no futuro.

Respire tranquilo, as pessoas que detectam a doença aprendem à conhecer e a amenizar muito bem. Se tiver ter algum sintoma consulte ao especialista o quanto antes.

Leia também os artigos Relacionados

  • Medicina alternativa: a melhor alternatva para cada problema
  • Tipos de transtornos alérgicos
  • Deixe o seu Comentário