O sal em sua alimentação

comida-com-sal

O sal é um dos elementos que mais utilizamos quando cozinhamos. Seu uso dá sabor a nossos pratos e contém sódio, um nutriente essencial em nosso organismo. No entanto, o consumo de sal deve ser controlado. Nunca devemos exceder nem abusar dela. Não se trata de não o usar, em exceção problemas de saúde para os que não seja conveniente, mas sim o usar na medida certa.

Ainda que o consumo de sal não tenha efeitos imediatos, seu ingestão habitual em grandes quantidades produz um aumento da pressão arterial, provocando hipertensão arterial. Também tem relacionado com a osteoporose e com o câncer gástrico. Também não deveriam consumir em caso de cirrose, problemas cardíacos ou de rins, ou pacientes que estão tomando cortisona.

Uma dieta normal não deveria superar os 6 gramas de sal ao dia, e uma dieta baixa em sal deveria estar em torno dos 3 gramas. Evitar os alimentos pré-cozidos, os molhos, conservas e os embutidos são uma boa ideia. O melhor é realizar nossos próprios pratos, para controlar a quantidade de sal que jogamos. Para dar sabor às comidas podem-se utilizar outro tipo de tempero como especiarias, limão, vinagre, azeite, etc. Utilize vegetais frescos ou congelados, e no caso de consumi-los, escorra todo seu líquido. Outro truque é não ter nunca o saleiro à mesa, evita a tentação.

Leia também os artigos Relacionados

  • Benefícios da alimentação vegetariana
  • Riscos da alimentação vegetariana para a saúde
  • A alimentação dos idosos
  • Os carboidratos na alimentação infantil
  • Alimentação saudável
  • Deixe o seu Comentário