O que é a andropausa?

Saiba o que é andropausa. As causas da andropausa estão unidas a fatores hormonais, psicológicos e socioculturais. Conheça de perto esta crise que começa nos homens a partir de cinquenta anos.

A andropausa é a síndrome masculina semelhante à menopausa da mulher. O fenômeno denominado andropausa não é um fim da fertilidade no homem, conquanto implica uma série de mudanças semelhantes aos que sofre a mulher após sua última menstruarão.

No homem não aparecem linhas claras para supor o aparecimento da andropausa mas podemos generalizar e contar, entre outros sintomas, o aumento de importância corporal e do tamanho dos peitos (ginecomastia) e a queda do cabelo em grandes regiões do corpo.

A causa que explica estas mudanças físicas é a redução da atividade hormonal masculina durante a média idade. Além disso, as variações corporais põem-se em marcha cerca dos 50 anos, quando os homens começam a advertir suas limitações físicas e podem se sentir menos atraentes sexualmente.
andropausa
O climatério masculino está justamente mais cerca de ser uma mudança pela conduta psíquica, que por uma variação hormonal ou corporal. Pode chegar à andropausa antes dos 50 anos ou nunca o sofrer. Há quem têm sido pais a idades avançadas (70 anos), o que comprova que a fertilidade masculina permanece intacta. A declinação da sexualidade não tira que o sêmen tenha capacidade de gestação, ainda que é normal que a atividade sexual esteja diminuída a essa idade.

A diminuição do apetite sexual e da atividade são as principais características deste período.

A andropausa também parece estar relacionada com o nível das artérias e não com a idade. Quando um homem tem sua capacidade arterial danificado, também costuma sofrer alterações no sistema nervoso, as quais recaem na qualidade da ereção, na ejaculação e no orgasmo. Por tanto destacamos que não são todos os homens entram nesse período: os que cuidam sua saúde física e mental estão preparados para não cair no fantasma da declinação sexual.

Leia também os artigos Relacionados

  • No related posts
  • Deixe o seu Comentário