A alimentação na terceira idade

Alimentação na terceira idade :: Nutrição na terceira idade.Mesmo que a expectativa de vida é cada vez maior, é certo que existem umas determinadas doenças que costumam aparecer, por exemplo, quando se completa os 60 anos.

Por este motivo, uma das questões fundamentais é tratar de saber qual é a melhor alimentação que se pode seguir na terceira idade, ao mesmo tempo que saber como deve ser uma dieta equilibrada neste momento tão especial da Vida.
alimentacao terceira idade
À medida que vamos cumprindo anos, se vão apresentando uma série de transtornos diversos que tendem a afetar à alimentação. Um dos mais importantes, por exemplo, é a perda dos dentes, que tende a dificultar o consumo de alguns alimentos, especialmente daqueles de consistência dura.

Precisamente por este e outros motivos muitos especialistas em nutrição recomendam elaborar ou modificar inclusive os próprios alimentos em si para tratar de conseguir uma textura suave, para facilitar assim seu consumo.

Até certo ponto se deve levar em conta que o sentido do gosto diminui, por isso se há necessário uma apresentação algo mais vistosa dos pratos, ao mesmo tempo que utilizar especiarias que ajudem a realçar o sabor das comidas.

Se deve comer três vezes ou mais por dia, já que desta forma evitamos a aparição da gastrite, que é frequente nas pessoas da terceira idade.

Também se deve vigiar a desidratação, outro problema comum, já que com a idade se debilita o mecanismo que nos indica que devemos tomar água. Neste caso, deveremos tomar entre seis e oito copos de água por dia.

Seguir também uma vida saudável, com uma prática de exercício a ser possível diária, e manter uma alimentação variada rica em frutas e verduras ajuda a dar a nosso corpo as vitaminas e minerais que necessita diariamente, e que por sua vez são tão importantes na terceira idade.

Leia também os artigos Relacionados

  • Dieta ideal para a terceira idade
  • A alimentação dos idosos
  • Tipos de dietas e alimentação vegetarianas
  • Dieta e alimentação vegetariana
  • Alimentação das crianças
  • Deixe o seu Comentário