Alimentação para evitar o colesterol alto

Sabemos que o colesterol alto pode converter-se em um sério e em um verdadeiro problema de saúde, especialmente quando este se mantém nos seus níveis mais altos durante um longo período de tempo.

Não em vão, em outras ocasiões conhecemos qual pode ser uma boa dieta para diminuir o colesterol, sabemos da existência de alguns dos mais interessantes alimentos para o colesterol alto.

No entanto, dentro das dicas que podemos seguir dando à razão de evitar que possamos ter colesterol alto, precisamente pelos problemas que, com o tempo, pode terminar gerando a hipercolesterolemia, devemos indicar que existe um tipo de alimentação para o colesterol.

Alimentação para diminuir o colesterol alto

Em primeiro lugar vamos começar a expor que recomendações podemos ir adotando para ganhar a batalha, na mesa, ao colesterol.

Como defendem muitos especialistas em nutrição, se devem consumir um maior número de gorduras insaturadas, sobretudo azeite de oliva, já que possuem um efeito beneficente sobre a redução do colesterol (da mesma forma que as frutas secas).

Os peixes também ajudam, e muito, principalmente se são pescados azuis. Isto é assim porque são ricos em ácidos graxos Omega-3 que ajudam a reduzir o colesterol.

Também os alimentos ricos em fibra dietética ajudam muito, ao regular o trânsito intestinal, da mesma forma que o consumo diário de, pelo menos, dois litros de água.

Em segundo lugar, entre as diferentes dicas que podemos dar e evitar, nos encontramos com um consumo menor das gorduras saturadas (manteiga, natas, queijos gordurosos, gordura de porco e derivados), aqueles alimentos considerados como hipercalóricos e gordurosos, em salinização e os picantes.

Isso sim, se deve consumir com moderação leite (mesmo que nunca inteira, preferivelmente semi-desnatado ou desnatado), seus derivados, os refrescos doces e bebidas alcoólicas e excitantes.

Leia também os artigos Relacionados

  • Arroz integral para o colesterol
  • O colesterol infantil
  • Cereais integrais para abaixar o colesterol
  • Alimentos bons para o colesterol alto
  • Chocolate e colesterol
  • Deixe o seu Comentário