As gorduras trans e a saúde

Quando defendemos que uma alimentação deve ser uma alimentação saudável, uma das questões que mais teríamos que levar em conta (além disso do próprio consumo de frutas e verduras), é o de afastar as denominadas como gorduras trans de nossa dieta diária.

Geralmente as gorduras trans costumamos encontrar em mínimas ou pouquíssimas quantidades em alguns alimentos de origem animal, mesmo que a maioria das gorduras deste tipo que ingerimos são de origem artificial.

Por este motivo principal, os especialistas recomendam estar alerta com muitos alimentos processados, e outros que supostamente são “inocentes”, mas que resultam neste tipo de gorduras muito prejudiciais para o organismo.gordura trans

O que são as gorduras trans?

As gorduras trans são gorduras vegetais líquidos que se transformam em sólidos através de um processo que recebe o nome de hidrogenação.

Esta hidrogenação permite alongar a vida deste tipo de gordura. As gorduras trans se utilizam em vários alimentos processados que se comercializam atualmente, já que melhoram o sabor e alargam a vida do produto.

O processo de hidrogenação

Explicado de uma forma simples, podemos indicar que o processo de hidrogenação se cria um isômero (chamado “trans”), que nosso organismo é certamente incapaz de eliminar, e do qual se derivam –segundo se acha- todos os problemas de saúde que a ingestão de gorduras trans comporta.

Como as gorduras trans prejudicam à saúde

É certo que só se conhecem alguns de seus efeitos negativos, mas recentes estudos constataram que este tipo de gorduras devem ser consumidas com muita precaução.

Estas investigações demonstraram que as gorduras trans modificam a proporção de lipoproteínas no sangue de forma totalmente desfavorável, aumentando o nível do colesterol ruim (LDL) e prejudicando o colesterol bom (HDL).

Estes tipos de gorduras trans se diferenciam das gorduras saturadas, mesmo não sendo muito beneficentes para a saúde, nosso organismo é capaz de reconhecê-las e assimilar sem problemas.

Algo que não ocorre com as gorduras trans, já que nosso organismo não as reconhece, já que sua estrutura foi modificada, por isso as gorduras acabam por aderir-se às artérias.

Leia também os artigos Relacionados

  • O que são as gorduras vegetais
  • Como abaixar os triglicerídeos altos
  • Dieta para abaixar o colesterol
  • Colesterol alto, um perigo para nossa saúde
  • Alimentos baixos em gorduras
  • Deixe o seu Comentário