Frutas: benefícios e propriedades das frutas

Categoria: Alimentação

Benefícios e propriedades das frutas

Como você poderá imaginar, é certo que cada fruta tem suas próprias vantagens específicas, mesmo que este grupo de alimentos compartilham uns determinados benefícios e propriedades gerais que vêm a ser muito importantes para a saúde:

*Importância em vitaminas

Entre as vitaminas mais importantes que podemos encontrar em muitas frutas, destacam a vitamina C, a provitamina A, nutrientes de ação antioxidante e o betacaroteno.

Isso sim, em pequenas proporções também podemos encontrar algumas vitaminas do grupo B.

*Ricas em minerais

As frutas também destacam pelo seu alto conteúdo em minerais. Abunda por exemplo o potássio, o qual é imprescindível para manter um sistema nervoso saudável.

Contêm também magnésio, que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal.

*Grande quantidade de fibra

As frutas contêm um elevado valor de saciedade porque contêm muita fibra. Destaca neste caso a pectina, solúvel em água. O mais recomendável é que as frutas não sejam tirada a casca, já que a maioria da fibra a encontramos nas cascas.

*Alto conteúdo em água

As frutas, além de conter grande quantidade de fibra, vitaminas e minerais, destacam porque contém uma elevada proporção de água, o que lhes confere um alto valor e poder depurativo.

Além disso, ajuda a desintoxicar o organismo, ao mesmo tempo que junto com a fibra dá sensação de saciedade, ajudando a controlar o apetite.

*Também contêm fitoquímicos

Os fitoquímicos vêm a ser os pigmentos que lhe dão a cor e o aroma a todas as frutas. Igualmente possuem propriedades e benefícios antioxidantes, que ajudam a atrasar a deterioração dos tecidos orgânicos, e previnem a aparição do câncer ao mesmo tempo em que atrasam o envelhecimento.frutas

Leia também os artigos Relacionados

  • Calorias das Frutas
  • Benefícios das frutas tropicais
  • Caqui: benefícios e propriedades do caqui
  • Cereja: benefícios e propriedades da Cereja
  • Frutas secas:: Benefícios das frutas secas para a saúde
  • Deixe o seu Comentário