Benefícios e propriedades da couve-flor

A couve-flor é uma planta herbácea que pertence à família das crucíferas, sendo um tipo de couve, mas em cujas folhas superiores e flores se transformam em uma massa branca, compacta e dura.

Existem aproximadamente mais de 3.000 espécies, mas sem embargo na atualidade três variedades são as que mais se comercializam: a couve-flor branca, a couve-flor verde e a couve-flor roxa.

É certo que às vezes pode ser injuriada pelo mau cheiro que chega a desprender no momento em que são cozidas, mas esta verdura destaca pelos seus importantíssimos benefícios e propriedades que possui para a saúde.

Benefícios e virtudes mais importantes da couve-flor

Entre as diferentes propriedades nutricionais e benefícios que encontramos na couve-flor é seu alto teor de água, e, no entanto sob contido energético, por isso a couve-flor é ideal em dietas de controle e perda de peso.

É uma grande fonte de vitamina C, fibra, ácido fólico, magnésio, potássio e cálcio, e conta também com propriedades antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de sofrer de doenças cardiovasculares.

Dispõe por sua vez de propriedades diuréticas, por isso são boas em casos de retenção de líquidos já que favorecem a eliminação do excesso de líquidos, resultando também beneficamente em casos de hipertensão.

Valores nutricionais da couve-flor

Cem gramas de couve-flor contém: 22 calorias, 90 g. de água, 3 g. de carboidratos, 2,2 g. de proteínas, e 0,2 g. de gordura.

Leia também os artigos Relacionados

  • Benefícios e propriedades da flor de maracujá
  • Laranjas: benefícios e propriedades para a saúde
  • Figos secos: benefícios e propriedades
  • Benefícios e propriedades do pimentão: rico em vitamina C e betacaroteno
  • Vinho: benefícios e propriedades do vinho
  • Comentários

    Um Comentário para “Benefícios e propriedades da couve-flor”
    1. lindo disse:

      eu gostei muito de deste texto e eu tambem gosto de couve flor

    Deixe o seu Comentário