Ácido Fólico: o que é o ácido fólico e como obtê-lo

O ácido fólico, da mesma forma que a vitamina B1 ou tiamina, é uma vitamina hidrossolúvel do grupo que B, isso sim, a diferença de outras vitaminas hidrossolúveis, não é necessário ingerí-la de maneira diária.

Isto é devido a que o ácido fólico se pode armazenar no fígado. Seu déficit é assintomático até a gravidez, momento no qual se há disposição para uma rápida produção e divisão celular.

Não em vão, há alguns estudos que comprovaram que aquelas mulheres que consomem a quantidade recomendada de ácido fólico –junto de uma dieta saudável- umas semanas antes e depois da concepção, protegem ao feto de certas deformações congênitas.

Além disso, as investigações sugerem também que o ácido fólico pode ajudar a prevenir outros efeitos do nascimento, como podem ser a fissura palatina ou o lábio leporino.

Onde podemos encontrar ácido fólico?

Tal e como opinam muitos experts, é em certo sentido difícil obter a quantidade necessária desta vitamina unicamente através da dieta, motivo pelo qual muitos médicos costumam recomendar o consumo diário de um completo multi vitamínico que inclua ácido fólico.

Além disso, as formas sintéticas do ácido fólico que podemos encontrar nestes tipos de suplementos são muito mais simples de assimilar pelo organismo que na sua forma natural.

Os experts recomendam que, o consumo diário de ácido fólico deve ser de 400 microgramas, durante a gravidez aumente esta quantidade até os 600 microgramas por dia.

Benefícios do ácido fólico

Levando em conta aqueles benefícios principais sobre os que resumidamente em anteriores linhas do ácido fólico nas mulheres grávidas, devemos dizer que também é muito bom para homens e mulheres de qualquer idade.

Isto é assim porque o ácido fólico cumpre um papel importante na produção de glóbulos vermelhos, de modo que um déficit desta vitamina pode chegar em provocar anemia.

Além disso, não devemos esquecer que, segundo recentes estudos, o ácido fólico pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, e inclusive reduzir as possibilidades de aparição de diversos tipos de câncer, como o de cólon e o de pescoço de útero.

Isto é devido a que o ácido [fólico] se pode armazenar no fígado. Isso sim, seu déficit é assintomático até a gravidez, momento no qual se há [presico] para uma rápida produção e divisão celular.

Não em vão, há alguns estudos que comprovaram que aquelas mulheres que consomem a quantidade recomendada de ácido [fólico] –junto de uma dieta sã e saudável- umas semanas antes e depois da concepção, protegem ao feto de certas deformaciones congênitas.

Além disso, as investigações sugerem também que o ácido [fólico] pode ajudar a prevenir outros efeitos do nascimento, como podem ser a fissura palatina ou o lábio [leporino].

Onde podemos encontrar ácido [fólico]?

Tal e como opinam muitos expertos, é em certo sentido difícil obter a quantidade necessária desta vitamina unicamente através da dieta, motivo pelo qual muitos médicos costumam recomendar o consumo diário de um completo [multivitamínico] que inclua ácido [fólico].

Além disso, as formas sintéticas do ácido [fólico] que podemos encontrar nestes tipos de suplementos são muito mais simples de assimilar pelo organismo que na sua forma natural.

Isso sim, os expertos recomendam que, se bem o consumo diário de ácido [fólico] deve ser de 400 [microgramos], durante a gravidez se aumente esta quantidade até os 600 [microgramos] por dia.

Benefícios do ácido [fólico]

Levando em conta aqueles benefícios principais sobre os que resumidamente já te falamos em anteriores linhas do ácido [fólico] nas mulheres grávidas, devemos indicar-te que também é muito boa para homens e mulheres de qualquer idade.

Isto é assim porque o ácido [fólico] cumpre um papel importante na produção de glóbulos vermelhos, de modo que um déficit desta vitamina pode chegar em provocar anemia.

Além disso, não devemos esquecer que, segundo recentes estudos, o ácido [fólico] pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, e inclusive reduzir as possibilidades de aparição de diversos tipos de câncer, como o de cólon e o de pescoço de útero.

Leia também os artigos Relacionados

  • Benefícios e propriedades da couve-flor
  • As barras energéticas e a saúde
  • Necessidades nutricionais na gravidez
  • O QUE É ÁCIDO ÚRICO
  • ALIMENTOS RICOS EM ÁCIDO FÓLICO
  • Deixe o seu Comentário