Necessidades nutricionais: gorduras, proteínas e carboidratos

A cada dia, necessitamos alimentos corretamente para poder desfrutar uma boa saúde. Isto é assim, porque nosso corpo tem uma série de necessidades nutricionais que têm a ver com as gorduras ou lipídios, proteínas e carboidratos que necessitamos consumir diariamente.

Neste aspecto, os alimentos contêm elementos orgânicos (tais como os lipídios ou gorduras, glicídios e carboidratos, vitaminas, proteínas e sais minerais) e água e inclusive fibra que são certamente fundamentais para o organismo.

Por este motivo principal, nossa dieta diária deve incluir até um 50-55% de glicídios, um 25-30% de gorduras e entre um 12 e 15% de proteínas.
frutas e legumes
Necessidades nutricionais do nosso corpo

*Glicídios e carboidratos

Como comentamos, nossa dieta diária deve incluir até um 50-55% de glicídios carboidratos, os quais são o nutriente mais importante para nosso organismo.
Isto é assim porque os glicídios se absorvem em forma de glicose, e nossas células dependem dela para poder funcionar corretamente.
No que se refere aos carboidratos, estes são ingeridos a partir dos polissacarídeos, especialmente do amido vegetal.

*Gorduras ou lipídios
Têm que formar entre o 25 e 30% de nossa dieta diária, e tendem a proporcionar uma energia muito calórica, mesmo que fundamental, já que intervêm na absorção daquelas vitaminas chamadas lipossolúveis.
Neste caso, existem dois tipos de gorduras, que se dividem em gorduras vegetais (que devemos ingerir, mas com moderação, já que através delas metabolizamos as vitaminas lipossolúveis, e acumulamos gorduras), e as gorduras animais (que são as primeiras que, por exemplo, devemos eliminar da dieta quando queremos controlar o colesterol alto).

*Proteínas
São necessárias e imprescindíveis para formar e regenerar os diferentes tecidos do organismo. Isso sim, quando fazemos a digestão, estas se transformam em aminoácidos, os quais, alguns deles, são chamados como aminoácidos essenciais, já que nosso corpo não os pode produzir, e são os responsáveis da energia e a composição dos hormônios, anticorpos e enzimas.

Leia também os artigos Relacionados

  • Os carboidratos na alimentação infantil
  • Alimentação das crianças
  • Feijões: benefícios, propriedades e valores nutricionais dos feijões
  • Proteínas, carboidratos e gorduras
  • Pepino: Benefícios e propriedades dos pepinos
  • Deixe o seu Comentário