Propriedades da soja

Categoria: Informações

soja legumeQuais são as propriedades da soja e os benefícios da soja.

Como dizíamos, ingerir soja em nossas comidas nos traz diversos benefícios a nossa saúde porque conta com  varias propriedades que temos de ter em conta para prevenir e favorecer a evolução positiva de determinadas doenças.

O primeiro que temos falar é que a soja conta com grandes propriedades medicinais e é o legume com mais quantidade e qualidade de proteínas que existem no mercado.

Uma das propriedades da soja é que conta com qualidades que reduzem os sintomas da menopausa já que tem isoflavonas, entre as que destacam a genisteína e a daidzeína, capazes de estabilizar os hormônios do organismo e ajudará a prevenir os choques e mudanças de humor característicos da etapa da menopausa. Estas isoflavonas, também denominadas fitoestrógenos, são capazes de prevenir o câncer de mama ou de próstata porque este tipo de câncer está relacionado com o desenvolvimento, em excesso, de estrógenos em nosso corpo.

Estes fitoestrógenos têm a capacidade de prevenir a osteoporose, doença que costuma aparecer, também, na menopausa. Estudos científicos têm demonstrado que o consumo de 25 gramas de soja ao dia pode nos ajudar a reduzir o colesterol, a prevenir doenças cardíacas, coronárias, e a manter o nível de açúcar na diabetes.

Para terminar de falar das propriedades da soja, só temos de acrescentar que a esta legume, além dessas proteínas e isoflavonas tão boas para nossa saúde, conta com altos níveis de fibra e de ácidos graxos primordiais para nossa dieta.

Leia também os artigos Relacionados

  • Lecitina de soja: amiga da saúde cardiovascular
  • Isoflavonas de soja: benefícios das isoflavonas de soja
  • Benefícios da lecitina de soja
  • Benefícios e propriedades do tofu
  • O leite de soja, nutritivo e benéfico a nossa saúde
  • Deixe o seu Comentário