Retenção de líquidos

Vamos saber o que se entende em si por retenção de líquidos, e quais são as possíveis causas que a provocam, para evitar a ser possível sua aparição.

Quando inchamos significa que retemos líquidos, já que as pernas, as mãos, o ventre e os quadris se incham mesmo que comamos pouco.

Este é o mau de muitas mulheres, que pelo seu metabolismo ou por problemas diversos, tendem a reter muitos líquidos e a não ter a capacidade suficiente como para poder eliminá-los. Mas por sorte existem soluções que ajudam a evitá-los ou a remediá-los.

Por que se produz a retenção de líquidos?


Alguns dos motivos principais pelos quais se retêm líquidos destacam:

*Dieta inadequada
Muitas pessoas costumam não tomar água suficiente para poder eliminar tanto os líquidos em si como as toxinas. E é que se nosso corpo não tem um nível de líquido tanto suficiente como constante, quando tomamos líquido o corpo fica com ele, reservando-lo.
*Problemas hormonais
Este problema sucede quando a glândula tiróide não segrega os hormônios suficientemente. Isto ocorre principalmente a partir dos 30 anos, momento no qual os níveis hormonais começam a diminuir, mesmo que essa redução de hormônios também pode ocorrer quando aparece o stress em nossas vidas, ou se existe algum problema hormonal.
*Excesso de sal ou de açúcar
Tanto o excesso de açúcar (em menor quantidade) ou de sal provocam que retenhamos mais água, por isso os especialistas recomendam moderar seu consumo.
*Alguns medicamentos
Medicamentos como os anticoncepcionais, os ansiolíticos, os antidepressivos ou os corticóides costumam ter efeitos secundários, e um deles é o de reter líquidos. Isso sim, logo se termina o efeito da medicação, o corpo tende a recuperar seu processo normal para eliminar toxinas.
*Sedentarismo e uma vida pouco ativa
Sempre falamos sobre o pouco saudável que é tanto o sedentarismo como manter e levar uma vida pouco ativa, já que se não praticamos exercício, não é possível eliminar as toxinas através do suor, de tal forma que vão se acumulando no organismo. Lembre praticar exercício, e se possível diariamente.

Leia também os artigos Relacionados

  • Infusões para evitar a retenção de líquidos
  • Alimentos que provocam retenção de líquidos
  • Abóbora: benefícios e propriedades das abóboras
  • Caqui: benefícios e propriedades do caqui
  • Problema de retenção de líquidos
  • Deixe o seu Comentário