Tipos de dietas e alimentação vegetarianas

Categoria: Alimentação,Dieta

Como comentamos no anterior artigo no qual nos fazíamos eco de algumas das características fundamentais da dieta e alimentação vegetariana, este tipo de alimentação pode converter-se em uma alternativa verdadeiramente saudável, sempre e quando se assegurem o consumo de todos os nutrientes necessários para o organismo.

Isto é assim porque uma alimentação vegetariana tal e como está idealizada, não assegura o consumo de certos nutrientes fundamentais, como podem ser as proteínas, vitaminas e minerais, podendo sofrer osteoporoses, anemia e atrasos de crescimento nas crianças.

E porque, além disso, não é recomendável ter uma alimentação vegetariana estrita durante diferentes momentos biológicos tais como a infância, a adolescência, a gravidez, e a terceira idade.

No entanto, dentro da própria alimentação vegetariana em si, devemos indicar que existem diferentes tipos de dietas vegetarianas, por isso é necessário conhecer quais são para escolher o seguimento ou a adoção de umas ou outras.alimentacao vegetariana

Tipos e classes de alimentação e dietas vegetarianas

*Dieta semi vegetariana

É uma dieta que inclui lácteos, frango, ovo e pescado, assim como alimentos vegetais. Com este tipo de dieta não se produzem nem existem riscos de carências nutricionais.

*Dieta pesco vegetariana

Inclui principalmente alimentos vegetais, lácteos, pescado e ovos. Podem produzir-se carências de ferro de origem animal, aparecendo anemia se o consumo de peixe é baixo.

*Dieta vegetariana estrita

É um tipo de dieta ou de alimentação extremamente estrita, já que se baseia única e exclusivamente em alimentos de origem vegetal, e não inclui lácteos, ovos nem nenhum tipo de carne. Com esta dieta se produzem muitas carências nutricionais, com risco de sofrer anemia, osteoporoses ou atraso no crescimento das crianças.

*Dieta lacto vegetariana

Inclui só alimentos vegetais e lácteos, por isso podem aparecer carências nutricionais pela falta de ferro animal e vitamina B12. Por isso, o risco é a aparição de anemia.

*Dieta ovo vegetariana

Só inclui alimentos vegetais e ovos, podendo produzir carências nutricionais de vitamina B12, ferro animal e cálcio, e podendo aparecer osteoporoses e anemia.

*Dieta lacto ovo vegetariana

Se caracteriza porque inclui ovo, alimentos vegetais e lácteos, mesmo que igualmente se podem produzir carências nutricionais de vitamina B12, e ferro animal, com a aparição possível de anemia.

Leia também os artigos Relacionados

  • Dieta e alimentação vegetariana
  • Benefícios da alimentação vegetariana
  • Riscos da alimentação vegetariana para a saúde
  • Alimentação saudável
  • Os carboidratos na alimentação infantil
  • Comentários

    Um Comentário para “Tipos de dietas e alimentação vegetarianas”
    1. monica disse:

      sou um tanto cgordinha e adorei essa dica vou fazer .

    Deixe o seu Comentário