Tratamento da obesidade infantil

Atualmente conhecemos que a obesidade infantil é um dos principais e maiores problemas de saúde que se enfrentam em muitos pais e, definitivamente, a grande parte da sociedade ocidental e asiática.

E saber as causas da obesidade infantil pode ajudar a evitar sua aparição, ou inclusive a combatê-la para tratar de ajudar nossos filhos recuperem novamente a saúde e consigam perder peso.

No entanto, na maioria das ocasiões o tratamento é até certo ponto difícil, e em muitas ocasiões inaccessível, mas apesar das diversas dificuldades que se possam encontrar no tratamento da obesidade, é preciso insistir nele, devido principalmente às diferentes consequências negativas que, na saúde psicológica e física tem a obesidade.

Precisamente por estas questões é necessário atuar o mais rápido possível, e estar especialmente convencidos que o menino ou adolescente obeso deve e tem que perder esse excesso de peso aprendendo além disso um estilo de vida saudável.
tratamento obsedidade infantil
Como é o tratamento da obesidade infantil?

Em geral, o tratamento da obesidade infantil leva em conta três fatores principais: a dieta, o exercício físico e as mudanças naqueles hábitos de vida negativos ou prejudiciais para a saúde.

O exercício físico em qualquer caso é fundamental, e tem que ser tanto progressivo como de tipo aeróbico, já que não só ajuda à perda de peso e gordura, mas a melhorar o metabolismo, impedindo que os alimentos se armazenem em forma de gordura a longo prazo.

Mas como sabemos o exercício físico não só repercute na perda de peso, mas também ajuda a melhorar a hipertensão arterial, aumentar o bom colesterol, e evitar a aparição da diabete.

Em algumas ocasiões também a modificação da própria conduta em si para começar com uns hábitos saudáveis e um estilo saudável de vida pode necessitar da ajuda de apoio psicológico, mesmo que em todos os casos é fundamental o apoio dos próprios pais.

Leia também os artigos Relacionados

  • Evitar sobrepeso e obesidade infantil
  • Obesidade infantil
  • Os carboidratos na alimentação infantil
  • Obesidade em adolescentes
  • Gráfico da obesidade mundial
  • Deixe o seu Comentário