• Verdades e mentiras sobre a medicina alternativa

    medicina-alternativaExistem opiniões diversas a respeito dos benefícios que podem oferecer as consideradas como “Medicinas Alternativas“.

    Em sua grande maioria, costumam ser quase sempre controversas, pois muitos são os profissionais médicos que veem nestas práticas uma espécie de “curandeirismo”, e que todos seus efeitos benéficos são devidos à auto-sugestão do próprio paciente.

    Mas seu contra,  são aqueles que as praticam e pensam que a medicina tradicional é agressiva, e que inclusive, com frequência, tem mais efeitos prejudiciais que benéficos.

    Apesar de que a maioria destas medicinas não tem como é lógico supor uma reconhecida base científica, é algo mais que evidente que algumas delas podem chegar a oferecer soluções.

    Cada vez mais, a medicina considerada por outro lado como “tradicional” reconhece os sucessos terapêuticos das alternativas, usando seus métodos para o tratamento de certas patologias, como é o caso, por exemplo, da homeopatia ou a própria acupuntura.

    Em qualquer caso, o mais importante, é não cair no fanatismo, e fugir do “curandeirismo”: à hora de optar por algumas destas práticas naturais, é sempre necessário e recomendável ir a algum consultório médico que possa aconselhar.

    Como na medicina tradicional, sempre há que ter em conta que a sua vez na alternativa podem ter maus ou bons profissionais.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.