• Como funciona o eletrocardiograma?

    Saiba como funciona o eletrocardiograma. O princípio elementar deste exame é que as correntes elétricas que circulam por nosso corpo são fundamentais. O cérebro emprega eletricidade para enviar mensagens de um neurônio a outro.

    Quando estes sinais chegam a um músculo geram uma onda de excitação elétrica que, em definitiva, provoca as reações químicas que contrairão ou relaxarão suas fibras.
    O coração contrai-se ao impulso de uma rítmica corrente de elétrons aproximadamente uma vez por segundo. O campo elétrico do coração irradia sua energia por toda a cavidade torácica, o que significa que os indícios do funcionamento do coração são enviados para a pele.

    Para captá-los colocam-se entre seis e doze eletrodos no torso. A cada um deles provoca a deslocação do traço do eletrocardiograma que marca em um papel a mudança de voltagem.
    A partir dos dados que ficam expostos com os traços elétricos descritos, os especialistas analisam como inferir a função cardíaca e reconhecer transtornos. Também é habitual realizar os chamados eletrocardiogramas de esforço, nos que se obriga ao paciente a realizar algum esforço durante o exame para estudar a reação do coração quando é exigido e detectar as anomalias.

    eletrocardiograma

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.