• Cozinhar os alimentos de maneira saudável

    Pode ser que uma comida engorde –na sua maior parte- mais ou menos dependendo de como seja cozinhado, já que nos diferentes ingredientes ou forma de cozimento que utilizemos, terão mais ou menos gorduras.

    Geralmente, sempre é melhor cozer os alimentos, mesmo que nunca devemos fazê-lo em excesso. Por exemplo, quando cozemos qualquer alimento se tende a aproveitar o caldo de cozimento ao ser sumamente nutritivo, como, por exemplo, pode ser a elaboração de uma sopa de verduras.

    Nestes casos, o melhor é cozinhar sempre utilizando uma tampa no panela ou a caçarola, desta forma conseguiremos que se condense e não se perca todo seu sabor.

    Outra opção é não recorrer aos refogados ou aos fritos, já que são dois dos métodos menos dietéticos e saudáveis e que tendem a engordar mais que todos.

    Mas se não podemos evitar fritar determinados alimentos, devemos prestar especial atenção a determinadas questões que nos ajudarão a que as comidas fritas ou refogadas possam ser mais ou menos saudáveis.

    Uma delas é evitar utilizar óleos muito quentes, já que tende a desnaturar os ácidos gordurosos dos alimentos. Neste ponto, é melhor usar azeites de oliva, girassol ou soja, mas nunca misturá-los.

    No caso se quisermos reutilizar o óleo, devemos filtrá-lo antes, já que desta maneira eliminamos os resíduos de alimentos já fritos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.