A alimentação como terapia

Mesmo que existem muitas terapias naturais e alternativas que podem ajudar muito a manter uma boa saúde, não há dúvida que a alimentação vem a ser a terapia mais saudável, e inclusive menos agressiva que existe.

No entanto, é até certo ponto importante que a dieta esteja adaptada às necessidades e requerimentos em si de cada pessoa, já que algumas dolências requerem que alguns alimentos sejam adequados, e outros ao invés totalmente desaconselhados.
terapia alimentacao
Também não devemos esquecer-nos que, na atualidade, muitas pessoas têm alergias ou intolerâncias a alguns produtos.

Por estes e muitos outros motivos, se queremos utilizar a dieta como terapia, ou se desejar começar ou seguir um determinado regime de maneira permanente para prevenir doenças diversas, o melhor é consultar com um nutricionista.

Estes, da mesma forma que o próprio nutricionista, se fazem cargo de fazer uma dieta totalmente personalizada segundo o peso, as necessidades, a idade, o índice de massa corporal, os gostos ou os objetivos de cada pessoa, sem esquecer-nos claro do metabolismo.

Também levam em conta se a pessoa necessita ou não tomar algum tipo de suplemento alimentício com o qual tratar de evitar alguma carência, ou simplesmente para ajudar ao sujeito a que melhore a saúde.

A questão nestes casos é tratar de compensar a tomada dos diferentes alimentos, para evitar por sua vez a carência de vitaminas e minerais por não comer um determinado grupo.

Leia também os artigos Relacionados

  • Osteopatia, terapia alternativa
  • Vinoterapia ou Vinho terapia e seus benefícios
  • Terapia do Riso ou Risoterapia
  • Benefícios da alimentação vegetariana
  • Riscos da alimentação vegetariana para a saúde
  • Deixe o seu Comentário