A alimentação dos idosos

alimentacao-idosos

Se cuidar e manter uma boa alimentação é importante a qualquer idade, quando formos idosos temos que ter cuidado especial. A má alimentação dos idosos é algo frequente e que em muitas ocasiões não se dá a importância que requer. Quando idosos, nossas necessidades energéticas diárias abaixam, já que queimamos menos calorias ao dia. Para conservar uma boa saúde, devemos esforçar-nos fazendo exercícios como passear, subir e descer escadas, etc.

Os idosos têm diferentes necessidades nutricionais. Por exemplo, precisarão de ácido fólico e as vitaminas B-6 e B-12 para prevenir o declive das funções cognitivas e reduzir o risco de doença coronária. Precisarão tomar vitaminas B-12 com freqüência em forma de fármaco complementar.

A alimentação deve ser equilibrada e variada, evitando os produtos altos em gordura, colesterol e açúcar. A dificuldade que podem sofrer ao mastigar, por exemplo a carne, pode suprir com purês. É importante consumir abundantes líquidos, como água, sucos e leite. O  leite fornecerá cálcio, que também deve aumentar à medida que passam nos anos. Não pode abusar da carne, trocando-a pelo frango ou o peru, ainda que é preferível o consumo de peixes, acompanhado por verduras e hortaliças. Ao cozinhar é melhor utilizar azeite de oliva e não abusar do sal.

Leia também os artigos Relacionados

  • Ginástica para idosos
  • O mal de Alzheimer
  • Benefícios da alimentação vegetariana
  • Os problemas mais comuns em idosos
  • Riscos da alimentação vegetariana para a saúde
  • Deixe o seu Comentário