Acelgas: benefícios e propriedades da acelga

Categoria: Alimentação

A acelga vem a ser uma verdura que é muito utilizada por muitas pessoas diariamente, já que possuem uma série de importantes qualidades tanto gastronômicas como nutricionais, como iremos vendo detalhadamente ao longo do presente artigo.

Não é em vão, trata-se de uma verdura que não deveria faltar em muitas dietas de emagrecimento, já que ao ingerí-la incorpora a nosso corpo muito poucas calorias.

Na hora de adquiri-la, é necessário saber que existem diferentes variedades.

Mas como você pode imaginar, a importância desta verdura não deriva precisamente nas variedades que possam ou não existir, mas nos benefícios e propriedades das acelgas.acelga-beneficios

Benefícios e propriedades das acelgas

As acelgas destacam pelo seu alto conteúdo em vitaminas (sobretudo betacaroteno) e minerais (especialmente magnésio, potássio e iodo), mesmo que igualmente importante é seu conteúdo em fibra, sendo ideal –por exemplo- em problemas de passagem intestinal como a prisão de ventre.

Segundo recentes estudos, a acelga é um dos alimentos que mais folatos contém, os quais são vitaminas que atuam de maneira direta sobre a produção de glóbulos vermelhos e brancos, assim como na formação de anticorpos e na síntese do material genético.

Por tudo isso, as acelgas são ideais para as inflamações dos rins (depuração dos rins), problemas hepáticos diversos, doenças da pele, asma, vômitos de sangue, ou problemas da pele.

Leia também os artigos Relacionados

  • Laranjas: benefícios e propriedades para a saúde
  • Figos secos: benefícios e propriedades
  • Benefícios e propriedades do pimentão: rico em vitamina C e betacaroteno
  • Vinho: benefícios e propriedades do vinho
  • Manga: benefícios e propriedades da manga
  • Deixe o seu Comentário