Apneia do sono

Apneia-sonoOs problemas e os transtornos relacionados com o sono são de vital importância. O descanso é fundamental e dormir bem é necessário para poder desenvolver a atividade diária sem nenhum tipo de problema. Um desses problemas que surgem pela noite é a apneia do sono.

Uma apneia é uma parada respiratória. Enquanto dormimos, podemos deixar de respirar por um tempo determinado; para que essa parada seja considerada uma apneia, devem passar mais de 10 segundos sem respirar. Não te alarme, já que em ocasiões se pode prolongar até um minuto; nesse caso, é o próprio corpo o que ativa uma espécie de mecanismo de defesa para que nos acordemos. A apneia do sono é mais frequente em homens que em mulheres.
Há muitas consequências diretas que se pode derivar de uma apneia do sono. Costuma ir encaminhados com a falta de sono, a vida estressante que levamos tonturas, mau humor, dor de cabeça, sono diurno… todas estas situações estão relacionadas com o ritmo de vida que levamos.

Os sintomas podem ser muito graves se o paciente deixa de respirar muitas vezes ao longo de uma noite (até 600). O motivo é bem simples: enquanto deixa de respirar, o oxigênio não chega ao sangue. Pelo que se podem provocar problemas de hipertensão, no coração ou nas artérias.

Não se sabe muito bem a origem desta doença, que podíamos chamar de misteriosa, mas parece ser herança, isto é os genes: se seu pai sofre apneia do sono, é mais provável que possa sofrer também. Além disso, podem favorecer o aparecimento de apneias do sono outros fatores como ter amígdalas ou o sobrepeso (a gordura corporal se deposita nas vias respiratórias dificultando a respiração). Também o álcool pode ser negativo, busca as bebidas saudáveis.

Leia também os artigos Relacionados

  • Inimigos do sono
  • Transtornos do Sono
  • SONO QUALITY COLCHÕES, WWW.SONOQUALITY.COM.BR
  • TRAVESSEIRO DUOFLEX, WWW.DUOFLEX.COM.BR
  • PRORELAX COLCHÕES, WWW.PRORELAX.COM.BR
  • Deixe o seu Comentário