Benefícios e propriedades da cebola

A cebola é um vegetal cheio de minerais e oligoelementos como o cálcio, magnésio, ferro, potássio entre outros. Por outra parte contém numerosas quantidades de vitaminas A, B, C e E, assim mesmo a cebola é composta por 91% de água, 7% de glicídios e 1 % de proteínas.

Este vegetal aloja no seu interior um óleo essencial que contém uma substância volátil chamada alilo, com propriedades bactericidas e fungicidas. Parece interessante nomear que seu conteúdo em glucoquinina, a qual é uma substância hipoglucemiante considerada a “insulina vegetal” apóia o tratamento contra a diabetes.

As propriedades da cebola são variadas e numerosas, citaremos algumas das mais importantes sobre as que ajudam a combater os problemas mais frequentes.

Benefícios e propriedades da cebola

* Para a diabetes, este vegetal ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue, ajuda limpar o sangue e a eliminar as impurezas do mesmo. Contém baixos níveis de gorduras e calorias, em contraposição com seu alto nível em fibra.
* Para a prisão de ventre, a cebola junto com outros alimentos ricos em fibra ajudará a regular o intestino e combater a prisão de ventre.
* Contra a diarréia, durante estes episódios de “fraqueza”, o organismo libera muita quantidade de líquido, por isso se aconselha beber um caldo vegetal de cebola, já que graças à sua capacidade para combater micróbios, bactérias e fungos resulta ser um excelente anti-séptico vegetal.
* Para os rins, por sua importante função diurética, está indicada para conseguir um bom funcionamento dos mesmos.

Recentes averiguações associam o consumo da cebola com a inibição do câncer, pois seus componentes seriam os responsáveis na luta contra a aparição de células cancerígenas no estômago.

Leia também os artigos Relacionados

  • Os benefícios da cebola
  • Laranjas: benefícios e propriedades para a saúde
  • Figos secos: benefícios e propriedades
  • Benefícios e propriedades do pimentão: rico em vitamina C e betacaroteno
  • Vinho: benefícios e propriedades do vinho
  • Deixe o seu Comentário