Benefícios e propriedades da gelatina

A gelatina é, sem dúvida, algo mais que uma sobremesa deliciosa, muito rica, simples e fácil de fazer, já que se pode transformar em uma boa e fresca alternativa, totalmente saudável e com um alto valor nutritivo. Mas, que benefícios e propriedades tem a gelatina? E o valor nutricional da gelatina?

Numerosos estudos evidenciaram que a gelatina é sumamente beneficamente para aquelas pessoas que sofre de problemas digestivos, como podem ser a gastrite, a hiperacidez, as cólicas.

Também é ideal para pessoas que sofram de indigestão, já que facilita o processo da digestão evitando a aparição de digestões pesadas, e, portanto ter um sistema digestivo saudável.

Contém colágeno, e a partir dele, que vem a ser uma proteína que é capaz de contribuir nutrientes complementares para a pele, unhas e cabelo, ajudando a que estejam muito mais saudáveis.

Também é ideal para as crianças, formando parte, por exemplo, de uma dieta suave, e inclusive para pessoas da terceira idade, doentes, ou pessoas que definitivamente se encontrem fazendo algum tipo de regime alimentar.

Valor nutricional e nutritivo da gelatina

No que se refere precisamente a esse valor nutritivo, a gelatina principalmente contém colágeno (entre um 85 e 90%), sais minerais, água e açúcares.

Seja dito de passagem, devemos indicar que a proteína, seu componente principal, está formada por elos chamados aminoácidos (que já conhecemos), e que 18 dos 20 existentes se encontram presentes na estrutura de colágeno, pelo que formam parte da composição da gelatina.

No entanto, devemos indicar que a gelatina apesar de ser um alimento protéico, o colágeno não contém todos os aminoácidos essenciais, motivo pelo qual não supõe um aporte protéico certamente complexo.

Leia também os artigos Relacionados

  • Laranjas: benefícios e propriedades para a saúde
  • Figos secos: benefícios e propriedades
  • Benefícios e propriedades do pimentão: rico em vitamina C e betacaroteno
  • Vinho: benefícios e propriedades do vinho
  • Manga: benefícios e propriedades da manga
  • Deixe o seu Comentário