Calorias vazias :: O que são as calorias vazias?

Categoria: Alimentação

Se denominam como calorias vazias àquelas que contribuem a nosso organismo uma quantidade diversa de calorias, mas nenhum tipo de nutrientes ou benefícios para nossa saúde.

É o caso, por exemplo, as bebidas alcoólicas, as frituras, os embutido, citando só alguns exemplos claros.

Podem ser alimentos saborosos, mas tendem a ser ricos em açúcares simples, gorduras saturadas e farinhas refinadas.

Por isso, principalmente, tendem a contribuir-nos calorias que, como comentamos ao começo deste artigo, não têm nenhum valor nutritivo, não sendo beneficentes para nossa saúde.calorias vazias

As calorias vazias e sua posição na dieta

As calorias vazias tendem a posicionar-se em um lugar predominante em muitas dietas, já que na atualidade se prefere mais optar por um hambúrguer, uma bebida alcoólica ou um doce que selecionar alimentos muito mais saudáveis e nutritivos.

E é que as calorias vazias podem ser, até certo ponto, prejudiciais para a saúde, já que provocam que nosso corpo só receba energia, e deva compensar a falta de nutrientes principais com outros alimentos, por isso, no final, a quantidade total de calorias ingeridas resulta geralmente excessiva.

Além disso, os alimentos ricos em calorias vazias se caracterizam fundamentalmente em que são alimentos saciantes, por isso depois teremos pouca fome para ingerir aqueles alimentos que sim nos fazem falta, ao ser produtos nutritivos.

Possíveis riscos das calorias vazias

Como comentamos, as calorias vazias costumam conter elevadas quantidades de gorduras pouco saudáveis e açúcares simples, por isso se favorece a aparição do colesterol alto, especialmente o colesterol [LDL] e os triglicerídeos.

Ou, inclusive, podem repercutir na aparição da diabete, fundamentalmente a diabetes mellitus tipo 2.

Como eliminar as calorias vazias de nossa dieta

Por tudo o comentado até este ponto, se deve tratar de eliminar as calorias vazias tanto de nossa dieta em si como da alimentação diária que seguimos a cada dia.

A melhor opção é optar por métodos de cozimento baixo em gordura, substituir os típicos refrescos ou as bebidas alcoólicas por sucos de frutas ou água, e quando tenhamos fome mas não é a hora de comer, escolher fruta fresca, hortaliças, frutos secos ou iogurtes para matar a fome.

Leia também os artigos Relacionados

  • Tipos de carboidratos
  • Calorias dos frutos secos
  • Aperitivos, 5 perguntas imprescindíveis
  • Alimentos que não engordam
  • Calorias das Frutas
  • Deixe o seu Comentário