Como depurar o fígado?

O fígado é, entre outras questões, um dos órgãos mais importantes do corpo humano, já que muitas tarefas que ele desempenha são necessárias para a vida, e é por isso que depurar o fígado, pelo menos uma vez ao ano, é uma boa idéia para poder manter uma boa saúde.

O fígado cumpre a função de desintoxicação do corpo, já que transforma as substâncias tóxicas em menos tóxicas e, portanto, fáceis de ser excretadas.

Como você sabe, junto ao fígado trabalha a vesícula biliar, cuja principal função é a de concentrar a bílis, que serve por sua vez para a digestão das gorduras.

Dada essa quantidade de tarefas que o fígado leva a fazer a cada instante, deve evitar tudo aquilo que o faça trabalhar de mais, já que ter uma boa saúde no fígado ajuda a ter uma boa saúde em nível geral.

Como depurar o fígado

O fígado pode ser depurado pelo menos uma vez ao ano, mesmo que diversos experts recomendam sua depuração cada aproximadamente seis meses.

Mas para poder depurar o fígado, em primeiro lugar se devem conhecer que alimentos são prejudiciais para este, tal e como veremos em um futuro. Entre esses alimentos nós encontramos alimentos processados, gorduras animais, embutidos, e, por exemplo, alimentos muito salgados, assados ou doces.

Também comer em excesso pode ser prejudicial para o fígado, já que as comidas muito abundantes levam a que este se sobrecarregue.

Entre as dicas para poder ajudar ao fígado na sua depuração encontramos:

*O dente de leão ajuda ao fígado a depurar-se, especialmente aos fígados que sejam preguiçosos, já que é capaz de aumentar dentre 2 a 4 vezes a secreção da bílis.
*A alcachofra também é muito boa para o fígado, da mesma forma que o cardo mariano, que conta com silimarina, protetora deste órgão.
*Tomando muita água ajudamos ao fígado a digerir melhor as gorduras, e a nosso corpo a hidratar-se] devidamente.
*Comar muita fruta, mas evitando aquelas com grande conteúdo de ácidos orgânicos, como o melão, a melancia e as morangos.
*Os chás, especialmente o chá verde, ajuda ao fígado, sobretudo ao fígado gorduroso, já que ajuda a digerir e a eliminar a gordura acumulada.

O mais recomendável é optar por exemplo por suplementos em cápsulas de dente de leão, alcachofra e cardo mariano, mesmo que também encontre em gotas.

Leia também os artigos Relacionados

  • Como eliminar a gordura no fígado
  • Fígado gorduroso: sintomas e tratamento
  • Acabar com as toxinas: como limpar nosso organismo
  • Propriedades e benefícios das uvas passas
  • Como cuidar dos rins
  • Deixe o seu Comentário