Como usar corretamente o óleo de cozinha nas refeições?

Os óleos estão presentes na cozinha desde sempre, tanto para condimentar como para cozinhar e fritar os alimentos. No entanto, há pessoas que esquecem o que eles causam e devem os usar com moderação. A razão é simples: os óleos são corpos graxos puros, isto é que contêm quase 100% de gorduras.

Isto quer dizer que, seja qual for sua origem, o óleo contido em uma colher de sopa tem 90 calorias, quantidade similar à que proporcionam um ovo grande ou uma banana. Por isso, se está fazendo dieta, o melhor será utilizar o óleo com muito cuidado.
Agora bem, vejamos como se classificam as gorduras e em que categorias entram os diferentes óleos que é possível encontrar hoje em dia nos supermercados.

Gorduras
Basicamente, as gorduras estão compostas por ácidos graxos e se dividem em: saturados e insaturados (este último por sua vez se subdivide em monoinsaturado e poliinsaturado). Atualmente sugere-se que do total de gorduras que se consumam, a terceira parte, seja poliinsaturada, a terceira monoinsaturadas e o terço restante saturada (esta última não deve superar 10% das calorias da dieta).

óleo soja milho girassol canola

Os óleos são nossos aliados
Todos os óleos têm 100% de gorduras, alguns são melhores e mais saudáveis para condimentar comidas e outros para cozinhar.  Existem os óleos de soja, milho, girassol e canola. Os óleos de soja e milho contém ômega 6. O óleo de girassol contém ácidos graxos monoinsaturados. O óleo de canola contém uma boa quantidade de ômega 3.
É interessante saber que existe uma técnica culinária para conseguir que as comidas fritadas não se convertam em inimigos da saúde, segundo estudos realizados, quando se faz uma fritura de maneira correta, a absorção de gorduras por parte do alimento, não ultrapassa 8%. Isto significa que uma boa fritura não supõe que contribua com muitas energias, ao mesmo tempo em que pode ser um método de cozimento tão saudável como os demais.

1. Para fritar corretamente deve-se ter em conta que:  antes de colocar o alimento na frigideira deve secar bem para que não retenha o azeite. Isto permite obter uma fritura crocante e impede que o alimento se impregne no óleo;
2. Ao fritar não deve que tampar a frigideira para que os vapores que se vão condensando não alterem o óleo;
3. O óleo para cozimento deve estar “ao ponto”. Para isso deve estar a uma temperatura de 180º. Nessa temperatura a absorção de gordura é insignificante.

Leia também os artigos Relacionados

  • Cozinhar os alimentos de maneira saudável
  • PROMOÇÃO SCHÄR TRANSFORMA SUA COZINHA, WWW.PROMOCAOSCHAR.COM.BR
  • COZINHAS COLORMAQ
  • COIFA E DEPURADORES ELECTROLUX
  • ARMÁRIOS DE COZINHA ITATIAIA
  • Deixe o seu Comentário