Conhecendo a fitoterapia

Categoria: Cuidados Pessoais

fitoterapiaSegundo um estudo realizado pelo Centro de Investigação sobre Fitoterapia (INFITO), são muitos os usuários que utilizam plantas medicinais de forma habitual para combarter em si transtornos diversos de saúde.

Alguns dados mostram que aproximadamente 84% destes compram em laboratórios, enquanto só 45% vai de vez em quando às farmácias.

Contudo, estes dados nada tem que ver com o resto da comunidade européia, onde é mais habitual adquirir os produtos de fitoterapia na farmácia.

O que é Fitoterapia?

Para aqueles leitores que, por momentos, possam desconhecer o que é a Fitoterapia, tem de indicar que esta pode ser definida como a utilização das plantas, ou partes delas, para fins curativos.

As plantas medicinais possuem o que se chama de “princípio ativo“, que é toda substância que tem atividade farmacológica. Os laboratórios farmacêuticos utilizam estes princípios ativos como base dos novos medicamentos. Para melhorar sua efetividade acrescentam outras substâncias que potencializam sua ação.

Alguns conselhos

Os produtos de fitoterapia são utilizados por pessoas saudáveis que fazem uso preventivo dos mesmos, pelo qual, devem ser utilizados seguindo as instruções do fabricante e se devendo consumir somente em doses recomendadas.

Quando trata-se de uma doença crônica é aconselhável realizar o tratamento de forma continuada alternando com períodos de descanso. Por exemplo, 3 meses de tratamento e 1 mês de descanso.

Quando o problema é pontual deve-se realizar o tratamento até obter o resultado desejado. Este período varia de uma pessoa para a outra, dependendo dos hábitos de vida, a alimentação e também a receptividade da cada indivíduo ao produto terapêutico que se consome.

Leia também os artigos Relacionados

  • Medicina alternativa: a melhor alternatva para cada problema
  • GUIA GUIDU, WWW.GUIDU.COM.BR
  • Mirtilos: benefícios e propriedades dos mirtilos
  • História e origens da ioga
  • CONHEÇA AS NOVAS NOTAS, WWW.NOVASNOTAS.BCB.GOV.BR
  • Deixe o seu Comentário