Desfrutar dos alimentos através das cores

Muitos especialistas em nutrição asseguram que uma boa alimentação é aquela que além de ser saudável é equilibrada, combinando por sua vez alimentos saudáveis que ajudem às pessoas a manter uma boa saúde e a prevenir a aparição de muitas doenças evitáveis com o que comemos diariamente.

E, precisamente, uma das melhores formas é aumentar o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, responsáveis da cor dos alimentos, por isso podemos combinar frutas e verduras atendendo a cor que tenham e, especialmente, conhecendo que benefícios e propriedades possuem dependendo da cor predominante.
alimentos cores
Laranja

Estes alimentos destacam porque neles encontramos betacaroteno, que em nosso organismo se transforma em vitamina A, e cuja principal função é a de proteger as diferentes células da pele, intervindo frente aos danos dos radicais livres e a de atuar sobre os diferentes pigmentos visuais.

Isso sim, não devemos esquecer que nestes alimentos também nos encontraremos com flavonoides, vitamina C, licopeno entre outros.

Roxo

A cor destes alimentos se deve principalmente a seu conteúdo em caroteno. E, por exemplo, a este grupo pertence o licopeno, um pigmento natural que como já vimos em algum momento, exerce em nosso organismo uma ação antioxidante.

Segundo diversos estudos, estes compostos podem ajudar a diminuir o risco de sofrer determinados cânceres e diversas doenças cardiovasculares, aumentando também a eficácia do próprio sistema imune e eliminando a ação dos radicais livres.

Neles também encontramos vitamina C, enquanto as frutas de cor vermelho escuro são ricas em antocianina, outro antioxidante que pertence neste caso à família dos bioflavonoides.

Amarelo

Nos alimentos de cor amarelo nos encontramos principalmente com a vitamina E; como sabemos, um dos mais importantes antioxidantes lipossolúveis que existem, e que encontramos principalmente nos azeites de origem vegetal.

Algumas investigações indicam que pode ajudar a reduzir o risco de sofrer alguns tipos de câncer, diabetes ou doenças cardiovasculares, e nestes alimentos nos encontramos também com a vitamina C, que conta com efeitos antioxidantes contra a ação negativa dos radicais livres.

Verde

As frutas e verduras ricas em cor verde contam principalmente com ácido fólico, luteína e vitaminas C, A e K, que ajudam a potenciar a visão e a protegê-la de danos diversos.

Ajudam também a minimizar e ajudar na prevenção das doenças cardiovasculares e do coração, cuidando inclusive a saúde de nossa pele contra as diferentes agressões exercidas pelas radiações ultra violeta na pele.

Leia também os artigos Relacionados

  • Viver saudável:: dicas e conselhos para viver saudável
  • Alimentos indispensáveis para a saúde
  • Alimentação natural, importante para ter uma vida saudável
  • Alimentos baixos em gorduras
  • SITE NESTLÉ PROFESSIONAL, WWW.NESTLEPROFESSIONAL.COM.BR
  • Deixe o seu Comentário