Efeitos do sol nos olhos

olhos-fechados

Segundo o estudo realizado por Transitions Optical, só 5% das pessoas é consciente do nocivo que pode ser a incidência do sol em nossos olhos. Perguntas sobre danos que pode lhes causar o sol em seu corpo, as pessoas situam em 5º lugar a importância dos olhos, antes câncer de pele, queimaduras, insolação e rugas.

Se centramo-nos no perfil dos interrogados, as pessoas entre 18 e 34 anos são os que mostram mais conhecimentos sobre os cuidados que devem ter com seus olhos ante o sol, enquanto os maiores de 65 são os que menos sabem. Só o 14% dos interrogados utiliza óculos com uma proteção de 100% em frente aos raios ultravioletas, enquanto 17% afirmam não tomar nenhum tipo de medida de proteção.

Estes dados não são estranhos tendo em conta a escassa importância que parece que se lhe dá à saúde visual. Os 12% afirmam não ter visitado nunca um oftalmologista, e 43% só realiza a revisão anual. O desconhecimento das pessoas leva aos 26% a desconhecer que no inverno também há raios ultravioletas, e os 63% que alguns medicamentos podem produzir danos visuais.

Depois de todos esses dados, a Organização Mundial da Saúde afirma que 20% das cegueiras anuais têm o sol como causador. Ainda estamos a tempo de pôr em prática e começar a cuidar nossos olhos.

Leia também os artigos Relacionados

  • Óculos de sol adequado, cuidado para a saúde dos olhos
  • Saúde dos olhos, agora que o verão se aproxima
  • Efeitos do ruído no organismo
  • O que são antioxidantes e quais são seus efeitos?
  • Efeitos da dieta vegetariana na saúde
  • Deixe o seu Comentário