Prevenir as lesões esportivas

Categoria: Esportes,Informações

Prevenir as lesões esportivas é uma questão sumamente importante para aquelas pessoas que fazem exercício, já que na maioria dos casos, estão expostas a diversos acidentes que podem ocasionar lesões de diferentes tipos.

As lesões esportivas se produzem durante a prática de exercício, e em certo sentido costumam ser o resultado de um treinamento incorreto, e inclusive de sistemas tanto estruturais como anormais que forçam diversas partes do corpo a mais que outras, mesmo também por debilidade dos músculos, ligamentos e tendões.

Precisamente por estas questões é de vital importância prevenir as lesões esportivas, e conhecer como prevenir as diferentes lesões que se podem produzir ao longo da prática de exercício.
Como prevenir as lesões esportivas?

Em primeiro lugar devemos realizar sempre alongamentos tanto antes como depois de praticar exercício. Desta forma ajudamos a que nossos músculos se adaptem, se recuperem e cresçam de forma paulatina, já que o aquecimento muscular prévio faz com que nossos músculos estejam mais flexíveis e, portanto, mais resistentes às lesões.

Nosso corpo tem um limite determinado, e sabemos quando chegamos nele porque tendemos a sentir-nos cansados; o ideal é não superar esse limite natural, já que sobrecarregar implica uma situação de perigo realmente alta na qual podem aparecer lesões esportivas.

Atender à necessidade de se temos que utilizar joelheiras, cotoveleiras, munhequeiras ou um cinto para proteger a costas, ao mesmo tempo em que observar aqueles mecanismos de alerta do corpo que possam aparecer é vital, como podem ser os puxões ou a própria dor em si, e descansar quando nos sintamos esgotados.

Leia também os artigos Relacionados

  • Evitar sobrepeso e obesidade infantil
  • Como Prevenir o sobrepeso e obesidade
  • Dicas para prevenir a osteoporose
  • Propriedades da soja
  • Como apagar as marcas da acne
  • Deixe o seu Comentário