Selênio, um mineral com benefícios e propriedades importantes

Categoria: Informações

Selênio, um mineral essencial. O selênio é um mineral especial que só pode ser obtido a partir de nossa comida e do que bebemos diariamente.
selenio
Até o ano 1979 se achava que o selênio só era importante para os animais, já que não se conheciam as destacadas e imprescindíveis propriedades que este mineral tinha para o ser humano.

Não em vão, se pensava que o selênio era um autêntico veneno para as pessoas, mesmo que finalmente se descobriu que era é um mineral totalmente essencial.

Da mesma forma que as vitaminas C e E, o selênio é um antioxidante, mesmo que 50 a mais 100 vezes poderoso que a vitamina E. É por isso por isso destrói os radicais livres.

Também assegura um funcionamento correto tanto da vista como dos olhos, da mesma forma que uma pele e um pêlo saudável dependem deste mineral.

As melhores fontes alimentícias de selênio

Principalmente podemos encontrar selênio na carne (músculo), pescado e marisco, cereais integrais, frutas e verduras e lácteos.

Sintomas carências do selênio

No Ocidente, é certo que a deficiência do selênio é bastante rara, mesmo que se documentaram sintomas carenciais específicos como a doença de Keshan (que afeta primariamente a crianças chineses e que trata-se de uma afecção cardíaca), que aparece quando as ingestões diárias deste mineral diminuem.

Que pessoas podem necessitar um suplemento de selênio?

*Vegetarianos.
*Adultos jovens que não possam estar comendo de modo apropriado.
*Fumantes.
*Idosos.

Leia também os artigos Relacionados

  • Laranjas: benefícios e propriedades para a saúde
  • Manga: benefícios e propriedades da manga
  • Amoras: benefícios e propriedades das amoras
  • Lentilhas: benefícios e propriedades das lentilhas
  • Maçãs: benefícios, propriedades e valor nutricional
  • Deixe o seu Comentário