• Tipos de anemia, causas, sintomas e tratamento

    Saiba os tipos de anemia. Uma pessoa sofre anemia quando os glóbulos vermelhos do sangue estão abaixo do nível normal. Há muitos tipos de anemia e as causas podem ser muito variadas: por falta de ferro, de ácido fólico, de vitamina B12, por hemólise, por intoxicação com chumbo.

    Pode-se ter anemia depois de uma perda importante de sangue, por causa de uma dieta deficiente, como reação a verdadeiro tipo de medicamentos, por problemas na medula óssea -que é onde se produzem as células do sangue- ou como efeito secundário de outro tipo de doenças. Em mulheres, por exemplo, é muito comum a anemia por falta de ferro, por causa de períodos menstruais especialmente abundantes. Também é frequente sofrer anemia durante a gravidez, com certas doenças crônicas que produzem a destruição de glóbulos vermelhos ou baixa os níveis de ferro, e em pessoas com idade avançada.
    anemia
    Os sintomas variam segundo o tipo de anemia e podem estar mais ou menos acentuado segundo a pessoa, mas os mais comuns são:

    * Fadiga acentuada e perda de energia: cansaço e dor de cabeça
    * Aumento da frequência cardíaca e dificuldades na respiração
    * Dificuldade para concentrar-se
    * Tonturas, insônia
    * Cor pálida da pele
    * Choques nas pernas

    A cura também varia segundo a origem da anemia. O médico determinará qual é a origem da mesma e prescreverá um tratamento adequado às causas segundo as características específicas da cada paciente.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.