Tipos de minerais e benefícios

Categoria: Informações

Da mesma forma que as vitaminas, os minerais são uns nutrientes praticamente essenciais para o correto funcionamento de nosso organismo; isto é, para que o nosso organismo não lhe falte de nada e funcione de forma correta e eficaz.

Podemos encontrar na alimentação que consumimos a cada dia, e só uma alimentação propriamente variada pode assegurar-nos que temos de tudo, e que não teremos carências.

Isso sim, da mesma forma que ocorre com as vitaminas, os excessos de determinados minerais podem chegar a alterar o organismo. Por este motivo, esta questão deve ser tida em conta quando tomamos suplementos vitamínicos ricos em minerais.minerais
O que são os minerais?

Os minerais são micronutrientes inorgânicos que fazem parte de algum elemento ou órgão do corpo, como são o sangue ou os ossos, e se adquirem unicamente através da alimentação (principalmente de algumas frutas, vegetais, hortaliças e outros alimentos).

Por colocar só uns simples exemplos, os minerais ativam a produção de substâncias e líquidos do organismo, mantêm saudáveis e funcionando corretamente as células, e ajudam de forma positiva na digestão ou na própria respiração em si.

Entre os minerais mais importantes, e sobre os que nos faremos uma relação a seguir, destacam: sódio, cálcio, potássio, ferro, zinco, flúor, selênio, iodo e cobre.

Benefícios dos minerais (Tipos de minerais que existem)

*Sódio: Intervém na geração de impulsos nervosos e da contração muscular, ao mesmo tempo que controla a acumulação de água nos tecidos (inchaço abdominal e retenção de líquidos), e o batimento cardíaco.
*Cálcio: intervém tanto na formação como na conservação dos ossos, assim como na coagulação sanguínea, a transmissão de impulsos nervosos e a contração muscular.
*Potássio: Ajuda no correto funcionamento do coração e os rins, contribuindo por sua vez a realizar uma boa digestão. Ajuda também na transmissão dos impulsos nervosos, e controla a água em nível corporal.
*Ferro: É parte de numerosas enzimas do metabolismo, e forma parte da hemoglobina. Seu déficit produz anemia.
*Zinco: É necessário para a síntese do DNA e para a regeneração dos tecidos. Está relacionado com a produção de energia, fortalece o sistema imunológico e é um componente essencial de mais de 100 enzimas que participam do aproveitamento das gorduras, os carboidratos e as proteínas.
*Flúor: Ajuda a prevenir a cárie, ao mesmo tempo em que fortalece igualmente os ossos.
*Selênio: Conserva a elasticidade dos tecidos, ao mesmo tempo em que reduz o risco de câncer e o envelhecimento celular.
*Iodo: Faz parte dos hormônios das tireoides, as quais controlam o desenvolvimento e o crescimento, além da produção de energia dentro das células.
*Cobre: Intervém em uma quantidade muito diversa de reações enzimáticas do metabolismo.

Leia também os artigos Relacionados

  • Benefícios e propriedades da aveia
  • Caqui: benefícios e propriedades do caqui
  • Laranjas: benefícios e propriedades para a saúde
  • Lentilhas: benefícios e propriedades das lentilhas
  • Pêssegos: benefícios e propriedades do pêssego
  • Deixe o seu Comentário