As manchas da pele: origem e tratamento
São várias as zonas no rosto nas quais tendem a aparecer as manchas escuras, mesmo que principalmente na frente, no queixo, nas bochechas, no nariz e no lábio superior.
Na maioria dos casos são um signo típico do melasma, uma condição comum da pele, que tende a afetar de maneira principal às mulheres dentre os 20 e os 40 anos.
Este melasma (como seu nome poderia chegar a indicar), há referência a um aumento da pigmentação –ou escurecimento- da pele que se caracteriza pela aparição de manchas irregulares mas de contornos certamente definidos, que variam entre diferentes tonalidades de marrom (e menos você frequente em azulado ou cinzento).
O melasma também tende a ser frequente durante o segundo ou terceiro trimestre da gravidez, e aproximadamente em 30% dos casos tende a manter-se depois deste período.
Quais é a origem das manchas da pele?
Em certo sentido se desconhece a origem em si das manchas da pele, mesmo que em geral existem uma série de fatores que podem provocar sua aparição. Entre os mais destacados, nos encontramos com os seguintes:
*Exposição aos raios UV.
*Genéticos, história familiar.
*Hormonais.
*Cosméticos.
*Stress psíquico.
Tratamento das manchas da pele
O primeiro passo para tratar as manchas da pele é ir em uma consulta de um dermatologista, dado que fará um diagnóstico do tipo de hiper pigmentação, determinando depois se está ou não diante da presença de um melasma.